Escola dos Louros celebra 27º aniversário com arraial

arraial-lourosA Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos dos Louros comemora a 9 de outubro o seu 27º aniversário. Por coincidir com o fim de semana, a efeméride será assinalada amanhã, sexta-feira, com a segunda edição do arraial “Louros em festa”. Evento que reunirá a comunidade educativa em torno do seu tema aglutinador – “Aprender na Diversidade e Educar para a Solidariedade”.

O arraial “Louros em festa”, a realizar na próxima sexta-feira, 7 de outubro, a partir das 18 horas, no campo polidesportivo da escola, irá oferecer uma salutar oportunidade de convívio entre os elementos da comunidade educativa. O objetivo principal desta iniciativa passa por reforçar os laços de cooperação entre a escola, os alunos e os seus encarregados de educação, parceiros fundamentais no sucesso de todo o processo ensino-aprendizagem.

O momento será também de assinalar o início do ano letivo em que a escola destaca uma forte aposta nos percursos diferenciados.

Para além das barraquinhas de comes e bebes, haverá também muita animação e música com grupos da casa e convidados.

Nesta sexta feira, serão entregues os diplomas aos alunos dos Quadros de Excelência, Mérito e Valor, referentes ao ano letivo 2015-16.

Tendo como referência a estreia no ano letivo anterior, espera-se casa cheia no arraial, sendo de destacar a grande participação dos encarregados de educação e demais familiares.

escola louros alunos educação

Criada devido à necessidade de acolher alunos de vários sítios circundantes da área do Funchal, a Escola dos Louros começou a funcionar na travessa do Lazareto, no ano 1983, como anexo à Escola de Artes de Francisco Franco (mais conhecida por Escola Secundária Francisco Franco).

As primeiras instalações da Escola dos Louros eram do género pré-fabricado. Aí eram ministradas aulas a alunos do 2º ciclo. Mais tarde, em 1986, a Escola Preparatória dos Louros sofre nova alteração, passando a funcionar como anexo à Escola Bartolomeu Perestrelo.

Foi somente no ano de 1989, e devido sobretudo ao crescente aumento de população discente, que a escola dos Louros se tornou independente. Ainda durante esse ano, esta escola toma como anexo às suas instalações, a antiga Escola Primária do Faial, situada na Estrada Visconde Cacongo, que passou a ser conhecida por Escola Preparatória do Faial – anexo Louros.

escola dos louros anexo

Mesmo assim, e como os anos não perdoam, as instalações pertencentes a esta instituição começaram a apresentar indícios de precariedade, tornando-se deficientes e insuficientes para o bom desempenho das funções dos docentes e aprendizagem de seus alunos.

Assim, em outubro de 2000, foram inauguradas as novas instalações, situadas à Rua dos Louros. A partir de então, esta escola leciona o 2º e 3º ciclos de ensino, sendo agora conhecida como Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos dos Louros.

Por ter uma vasta área, não houve necessidade de continuar a suportar as de um anexo, pelo que a Escola Preparatória do Faial foi dispensada, funcionamento presentemente com escola primária e creche.

As antigas instalações da Escola dos Louros foram também ocupadas, acolhendo atualmente projetos de ensino diferenciados, nomeadamente, turmas de Percursos Curriculares Alternativos (PCA) e de Educação e Formação para Adultos (EFA).

No edifício principal, para além das turmas do regular e de PCA de 9º ano, funciona também uma turma de CEF (Curso de Educação e Formação).

De salientar que a escola dinamiza ainda, pelo segundo ano consecutivo, o projeto Inov@Louros, baseado nos princípios da gestão democrática na Educação, o qual está a ser acompanhado/orientado pelo pedagogo José Pacheco, fundador da conhecida “Escola da Ponte”.