Miguel Albuquerque ruma hoje ao Canadá

vista-albuquerque1
Foto Governo Regional.

O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque está de visita aos Estados Unidos e Canadá.

Depois de uma passagem por Boston/Massachusetts, Rhode Island/New BedFord/Newport, East Province (EUA), a comitiva ruma hoje ao Canadá.

O Chefe do Executivo parte de Boston com destino a Montreal, onde terá à sua espera o embaixador português, Fernando Moreira da Cunha.

Recorde-se que sábado, dia 1 de outubro, Albuquerque encontrou-se com a comunidade madeirense residente em New BedFord onde visitou alguns dos locais mais emblemáticos do estado de Massachusetts.

Domingo visitou o Portuguese Discovery Monument inaugurado em 1988 pelo Presidente Mário Soares.

Ontem, segunda-feira Miguel Albuquerque visitou Boston e reuniu com o cônsul de Portugal, José Velez Caroço no Prudential – Boylstn Street.

Já em Cambrige visitou o MIT, Instituto de Tecnologia de Massachusetts, universidade privada localizada em Cambridge, Massachusetts, EUA, fundada em 1861, com quem a Universidade da Madeira (UMa) tem parceira.

No final do dia de ontem Albuquerque encontrou-se com empresários com o objetivo de formentar o intercâmbio comercial com a Madeira.

Hoje, dia 4, terça-feira, a comitiva estará em Montreal onde residem mais de 65 mil portugueses, entre os quais cerca de 600 madeirenses, com quem o presidente do Governo Regional tem encontro marcado.

Entre as receções, Miguel Albuquerque terá uma com o presidente da edilidade local, bem como vai estar na sede da “Caixa Desjardins Portuguesa”, uma instituição financeira de referência da comunidade lusa do Quebec.

Amanhã, dia 5 de outubro, ainda em Montreal, o presidente do executivo madeirense reúne com empresários e operadores turísticos portugueses e canadianos para debaterem o tema “Oportunidades de negócio e o sector turístico da Madeira”.

Quinta-feira, dia 6, Miguel Albuquerque parte para Toronto onde visitará a rádio CIRV Rádio FM 88.9/TV.

Sexta, dia 7 de outubro apresenta cumprimentos à Primeiro-ministra do Ontário, Kathleen Wynne e encontra-se com o Ministro das Finanças do Ontário, Charles de Sousa. Depois de uma visita ao parlamento vai reunir com os empresários no Consulado Geral de Portugal em Toronto.

No sábado estará na Galeria dos Pioneiros -Património da Comunidade Portuguesa fundada por dois Madeirenses, Bernardete Gouveia e Jose Mário Coelho. Dedicado à perpetuação da memória e das histórias dos pioneiros da emigração portuguesa para o Canadá.

Ainda no sábado, dia 8 de Outubro, o chefe do Executivo terá um encontro com a Comunidade Portuguesa na sede da Casa da Madeira de Toronto.

Albuquerque deverá chegar à Casa da Madeira pelas 18 horas locias seguindo-se uma visita às instalações e jantar.

A deslocação aos Estados Unidos e ao Canadá termina no dia seguinte, domingo, 9 de outubro.