No Dia Mundial do Turismo, Madeira assinala com gratidão: “Obrigada pela sua visita!”

 

SECRETARIA REGIONAL DO TURISMOA Madeira celebra, este ano, o Dia Mundial do Turismo, de forma inclusiva e inovadora, segundo reza uma nota de imprensa distribuída pela tutela. Mantendo o habitual programa oficial que marca esta data, com a entrega de Medalhas de Mérito Turístico às personalidades que se destacaram no setor e as entradas gratuitas nos Museus e Jardins, a Secretaria Regional da Economia, Turismo e Cultura optou por reforçar, neste dia, o seu agradecimento aos turistas, através da ação “Thank you for your visit”, que, pela primeira vez, associa, neste reconhecimento, os onze concelhos da Região.

A ideia desta iniciativa inédita partiu da Associação de Promoção da Madeira, entidade que, em parceria com os seus associados e com todos os Municípios da Madeira e Porto Santo, através da AMRAM, desenvolverá, em cada concelho, ações conjuntas que visam agradecer e surpreender os turistas.

Assim, na próxima terça-feira, dia 27 de setembro, as equipas das entidades atrás referidas e, também, da Direção Regional do Turismo, estarão presentes nos pontos de maior interesse turístico, devidamente identificados, a distribuir brindes alusivos à data e flores, em forma de agradecimento simbólico pela escolha do destino.

(Foto Rui Marote)
(Foto Rui Marote)

O Aeroporto da Madeira associa-se, também, a esta ação. Já no Porto do Funchal, a iniciativa será antecipada para avéspera, dadas as escalas programadas e a consequente afluência de turistas prevista para o dia 26 de setembro.

Uma oportunidade que será também aproveitada para convidar os turistas a registar o momento, através de uma fotografia, partilhando a experiência e participando num passatempo a decorrer nas redes sociais, concretamente na página do facebookvisitmadeira.pt, através do qual o autor da foto que obtiver mais gostos ganhará a possibilidade de regressar à Madeira ou ao Porto Santo.

Esta iniciativa preenche, simultaneamente, vários objetivos: assinala o Dia Mundial do Turismo de forma inovadora; promove o envolvimento dos associados nesta celebração, reconhecendo a importância do papel que estes desenvolvem, diariamente, a favor do Turismo da Madeira; e concretiza uma parceria inédita com todos os municípios da Região, transformando esta comemoração numa Festa alargada, participada e assinalada por todos, em conjunto.

O seu objetivo principal passa, todavia, pelos turistas: o agradecimento personalizado, assim como o envolvimento e a partilha deste momento são, nesta data, especiais, porque valorizam a mensagem, estimulam a empatia e reforçam a fidelização dos nossos turistas.

eduardo-jesus-001Para o Secretário Regional da Economia, Turismo e Cultura, «este é um momento de celebração especialmente destinado a todos os que fazem, do destino Madeira, uma escolha, mas, também, a todos os que, neste setor, contribuem, diariamente, para a sua afirmação».

«Temos, na Região, profissionais que encaram a qualidade dos serviços como um desafio permanente. Que diariamente se esforçam para melhorar e inovar os seus papéis e as suas intervenções. Que assumem a excelência, a simpatia e a arte de bem receber os nossos turistas como parte integrante dos seus projetos de vida. É também neles que nos focamos, neste dia», sublinha Eduardo Jesus, acrescentando que «o sucesso do nosso destino deriva, também, desta entrega e desta motivação alargada a todo o setor».

Paralelamente aos profissionais, são os turistas que merecem a maior atenção neste dia. E é especialmente satisfeito que o governante encara a realização da ação conjunta que será levada a cabo, pela primeira vez este ano, com todos os Municípios da Região: «é, claramente, a melhor forma de celebrar esta data, associando os nossos parceiros e cada um dos concelhos neste agradecimento que deve ser global, até para que possamos afirmar a Madeira como o todo que é, numa diversidade que se complementa e que, por isso mesmo, nos torna únicos».

Eduardo Jesus salienta ainda que «é com especial regozijo que a Madeira assinala esta data», naquele que, ao que tudo indica, «deverá ser o melhor ano de sempre para o setor turístico regional».

Acessos gratuitos em entradas e museus

  • Jardim Botânico
  • Jardins do Palheiro
  • Museu Quinta das Cruzes
  • Museu de Arte Contemporânea
  • Museu Etnográfico da Madeira – Ribeira Brava
  • Casa Museu Frederico de Freitas
  • Casa Museu Cristóvão Colombo (Porto Santo)
  • Universo de Memórias
  • Museu “Casa da Luz”
  • Museu da Baleia
  • Centro de Ciência Viva do Porto Moniz
  • Parque Temático (desconto de 20% sobre o tarifário vigente)
  • Museu de Arte Sacra (redução de 50% no bilhete individual)

Importa referir que estas celebrações culminam com a já habitual Cerimónia de entrega de Medalhas de Mérito Turístico, iniciativa que terá lugar no dia 27 de setembro, presidida pelo Presidente do Governo Regional da Madeira.


Descubra mais sobre Funchal Notícias

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.