Investigador da UMa co-autor de guia dos morcegos da Amazónia

morcegos2O investigador da Universidade da Madeira (UMa), Ricardo Rocha é co-autor de um guia de campo para os morcegos da Amazónia.

O guia resulta de mais de 3 anos de trabalho na Amazónia Central e visa facilitar a identificação dos cerca de 170 morcegos existentes nesta que é a região com maior diversidade biológica do planeta.

O livro estará disponível a partir de dia 5 de setembro e será de download gratuito no site http://tropicalconservation.net/

Segundo uma nota de imprensa, o livro, projetado e escrito por uma equipa internacional de investigadores, entre os quais Ricardo Rocha, foi publicado pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazónia (INPA) visa ser um guia prático, de forma a auxiliar a identificação de morcegos na Amazónia.

A publicação é baseada em inúmeras chaves taxonómicas previamente existentes e em vários anos de trabalho de campo na Amazónia Brasileira, nomeadamente no Projeto de Dinâmica Biológica de Fragmentos Florestais (PDBFF).

morcegos3O guia encontra-se disponível em formato digital e poderá ser consultado em tablets e telemóveis de última geração. Hiperligações permitem uma navegação fácil pelo livro e, uma vez identificada a espécie, direcionam o leitor para a página da espécie na base de dados da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).

O guia, longe de ser um produto final será continuamente melhorado à medida que nova informação sobre este enigmático grupo for ficando disponível.

Esta nova publicação será uma mais valia não apenas para investigadores, mas também para empresas de estudos de impactos ambiental e para qualquer pessoa que esteja interessada em morcegos Amazónicos.

O livro será publicado online num formato e-book e poderá ser descarregado gratuitamente a partir de 5 de setembro no site http://www.tropicalconservation.net.