Das aulas no Youtube à medalha de prata nos Jogos Olímpicos

Fonte: Getty
Fonte: Getty

| JG | Chama-se Julius Yego e tem uma das histórias mais inspiradoras destes Jogos Olímpicos e até mesmo do desporto mundial. O queniano aprendeu a lançar o dardo sozinho, e a ver vídeos de atletas mais consagrados no Youtube. Aos 27 anos, este atleta nunca teve um treinador para o orientar e motivar, mas isso não o impediu de conquistar a medalha de ouro no Mundial de Atletismo, em Pequim, com um lançamento de 92,72 metros, e a medalha de prata nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

Julius Yego confessou que o seu percurso não foi fácil:  “Estava a esforçar-me muito, mas não sabia se estava a fazer tudo correto. Assim, em 2009, decidi procurar na internet como tinha que fazer. Foi desta forma que desenvolvi uma grande disciplina e aprendi como deveria treinar. As pessoas que me entrevistaram queriam falar com o meu treinador para saber como foi a minha preparação. Elas não acreditaram quando eu lhes disse: ‘Youtube’.” 

Fonte: BBC
Fonte: BBC

O “Mr. Youtube” chegou ainda a receber uma bolsa de aprendizagem na Finlândia, tornou-se no primeiro queniano a participar na modalidade de lançamento do dardo nas Olimpíadas e acabou mesmo por bater o recorde nacional nos Jogos Olímpicos de Londres’2012, onde conseguiu um 12º lugar final.

Uma história de superação e inspiração. Julius Yego quis, sonhou, tentou, persistiu e…conseguiu.