Albuquerque dá conta de 4 frentes de fogos, 300 desalojados temporários mas não há mortos nem feridos graves

ALBUQUERQUE1

Fotos Rosário Martins (Arquivo FN).

Miguel Albuquerque acaba de fazer um balanço aos incêndios que atingem sobretudo o Funchal, nas instalações do Serviço Regional de Proteção Civil. O Presidente do GR informou que há neste momento quatro frentes de fogo a incidir sobre o Monte, São Roque (Alegria), Canhas e Campanário.

Esteve também em risco a Estação dos Viveiros e a Horários do Funchal, mas a intervenção dos bombeiros travou o pior, apesar de várias moradias terem sido consumidas pelo fogo. Os doentes do Hospital dos Marmeleiros foram evacuados, esta manhã, alguns para o RG3 e outros para o Hospital Dr Nélio Mendonça.

Miguel Albuquerque fala em 300 pessoas alojadas temporariamente no Quartel Militar RG3, uma parte composta por doentes evacuados do Hospital dos Marmeleiros e outra formada por dezenas de desalojados. A intervenção nos Marmeleiros foi feita apenas por razões de segurança e não porque o fogo tivesse atingido o Hospital.

A circulação nas zonas de sinistro merece grandes cuidados por parte da população, tal como sublinhou Miguel Albuquerque. Fechar janela, manter-se em casa, ingerir água e evitar deslocações aos locais de incêndio para ver de perto este drama, são algumas das recomendações do presidente.

saída viveiros
Imagem colhida no início desta manhã, à saída dos Viveiros, Fundoa. Foto Ricardo Melim,

Miguel Albuquerque, apesar da evidente consternação com estes trágicos acontecimentos, regozijou-se com o facto de não se ter registado vítimas mortais e os feridos serem ligeiros, resultantes da inalação de fumo e desidratação.

O presidente agradeceu o apoio, para além dois soldados da paz e profissionais de saúde, a intervenção de empresas privadas como AFAVIAS, Tecnovia, entre outras, no combate aos incêndios que deflagram na Madeira.

Outro alerta feito prende-se com a circulação nas vias da Madeira, mesmo nas vias-rápidas, havendo troiços interrompidos, devido ao risco de queda de pedras. Uma situação a merecer os cuidados dos automobilistas.

Albuquerque anunciou novo balanço a estes incêndios pelas 16 horas de hoje.  Entretanto, todos o Governo Regional e forças de segurança estão mobilizados neste combate e no apoio social à população mais carenciada, num dia em que o vento continua a soprar forte e a nada ajudar o combate aos incêndios. A temperatura registada no início deste dia aponta para os 30 graus.

Entretanto, também há dados a circular nas redes sociais que se desconhece a sua veracidade. Segundo o FN apurou, corre nas redes sociais um apelo para que os motoristas da Horários do Funchal que estiverem disponíveis possam deslocar-se à Empresa para retirarem as viaturas.