O dia das «sete Senhoras» vai ter muita animação

montesssA festa da Assunção de Nossa Senhora é celebrada na Igreja Católica no dia 15 de agosto.
Na Madeira esse dia santo e também a véspera são assinalados com um dos maiores arraiais desta Região que decorre na paróquia de Nossa Senhora do Monte.
A tradição tem vindo a se manter ao longo dos anos e de novo se aguarda que naqueles dois dias o centro da freguesia do Monte se encha de pessoas das mais diversas localidades, entre eles muitos emigrantes madeirenses que nesta época do ano regressam à sua terra de origem em férias e que, na sua maioria, não dispensa uma ida à igreja para venerar Nossa Senhora e depois provar a espetada, de preferência em pau de louro e a «bebida de arraial (vinho com laranjada) sem esquecer o bolo do caco.
Os despiques e a animação fazem da noite de 14 para 15 de agosto como uma das mais alegres da Madeira no que se refere à cultura popular.
A Radiotelevisão Portuguesa irá transmitir em direto, na noite do dia 14, parte dos arraiais do Monte e do Porto da Cruz levando a festa a um maior número de pessoas em Portugal e no estrangeiro.
A 15 de agosto na Madeira são celebradas festas em honra de Nossa Senhora com as mais diversas denominações.
Noutros tempos o 15 de agosto era conhecido na Madeira pelo nome do «dia das sete Senhoras» numa referência aos sete lugares da Madeira onde se celebram festas marianas: Monte, Estreito da Calheta, Estreito de Câmara de Lobos, Porto da Cruz, Serra de Água Lamaceiros (Porto Moniz), capela da Graça (Porto Santo).
Também é assinalada na capela de Nossa Senhora do Monte, na Ponta do Sol, que desde 1961 é a sede da paróquia de Cristo Rei. Nesse dia realiza-se a festa da Assunção de Nossa Senhora na capela com esta denominação erguida no sítio da Choupana, paróquia do Bom Sucesso, no Funchal.
Na maioria destas paróquias é celebrada a festa da padroeira: Nossa Senhora de Guadalupe no Porto da Cruz, Nossa Senhora da Graça, no Estreito da Calheta e Estreito de Câmara de Lobos e Nossa Senhora da Ajuda, na Serra de Água.
Todas estas celebrações religiosas são complementadas com o arraial madeirense.