Onda de calor e mato acumulado no Galeão podem ter desencadeado o incêndio em São Roque

incendiosao rpoque+rincipal
Fotos Silvana Spínola

O fumo intenso que cobre São Roque tem dificultado a intervenção dos bombeiros no Galeão, São Roque. No entanto, alguns populares declararam ao FN que o mato acumulado nas fazendas, algumas delas abandonadas, associado à onda de calor pode estar na origem do incêndio.

Para além dos transtornos óbvios com o fumo, não se registaram vítimas.

Os bombeiros enfrentam sérias dificuldades para debelar este incêndio que está a ameaçar algumas habitações. Ainda assim, os populares recorrem a máscaras e a mantas para tentar apagar o incêndio. Outras já deixaram as suas casas, a conselho das autoridades.

O vento que sopra está a contribuir para atear ainda mais este incêndio e as condições de acesso à zona do foco de incêndio é difícil por ser exíguo e com declives.

As autoridades deverão pronunciar-se brevemente. Nos contactos estabelecidos pelo FN para a Proteção Civil e Secretaria Regional dos Assuntos Sociais e Inclusão, não foi possível apurar ainda declarações, dada a forma surpreendente como o incêndio colheu tudo e todos. Mas é possível que o presidente da Câmara Municipal do Funchal faça uma conferência de imprensa, nas próximas horas.