Só 21,1% passou a Português e 10,5% a Matemática na 2.ª fase das provas finais de 3.º ciclo

exames1A Secretaria Regional de Educação tomou conhecimento dos resultados da 2.ª Fase das Provas Finais de 3.º Ciclo do Ensino Básico, que envolveram na Região um total de 123 alunos nas provas de Português e 105 nas provas de Matemática, distribuídos por 20 estabelecimentos de ensino e enquadrados por 78 professores.

Relativamente à percentagem de positivas na disciplina de Português na Prova Final, foi de 21,1%; no que respeita à Matemática, a percentagem de positivas na Prova Final foi de 10,5%.

Os registos relativos às médias foram os seguintes: Português – 40% (57% em 2015); Matemática – 24% (45% em 2015).

A 2.ª fase apresenta resultados, em regra, inferiores aos observados na 1.ª fase, o que se explica, principalmente, por ser uma fase de recurso e pelas características dos alunos que realizam os exames, já que se destinam principalmente aos que não obtiveram aprovação na 1.ª fase.

A Secretaria Regional de Educação considera que estes resultados enfatizam a premente necessidade de todos quantos se encontram envolvidos no processo educativo na Região se comprometerem mais decididamente no objetivo pelo aumento do número de casos de sucesso entre a população estudantil madeirense.

“Esse compromisso, como tem sido realçado com frequência, diz respeito a todos os atores que operam no sistema educativo, ao nível da tutela e dos órgãos de gestão das escolas, no plano da intervenção profissional dos professores e no indispensável contributo das famílias, bem como no reforço do empenho dos alunos no sentido de melhorarem o seu rendimento”, revela a Secretaria em comunicado.