Marés vão “engolindo” o calhau e condicionam acesso dos banhistas à praia da Madalena do Mar

teresa1-madalena
A máquina, por ordem da Câmara, bem tenta melhorar o acesso, na Madalena, mas será sempre condicionado- Fotos DR

Este ano, o uso da praia da promenade da Ponta do Sol, na Madalena do Mar, está condicionado aos banhistas. Os adeptos do mar só poderão estender a toalha no betão da promenade, já que a natureza se tem vindo a encarregar de levar gradualmente grande parte do calhau da praia.

Não é só no Porto Santo que os veraneantes assistem ao cenário de terem uma praia com menos areia e mais calhau. Fenómenos semelhantes, aparentemente relacionados com o movimento das marés e a progressão do mar para terra, estão a acontecer noutros moldes na Madeira, alterando o traçado tradicional das centenárias praias de calhau.

Por exemplo, conforme explicou ao FN o presidente da Câmara Municipal da Ponta do Sol, a praia da promenade da Ponta do Sol, na Madalena do Mar, está aberta ao público mas com uso condicionado. Com maré cheia, o banhista não terá qualquer hipótese de estender uma toalha no calhau, servindo-se em alternativa do chão de cimento. “Não há milagres a fazer. É um fenómeno natural com o qual todos se têm de adaptar”, informou ao FN Rui Marques. Um assunto para os técnicos estudarem e avaliarem impactos.

teresa2-ponta do sol
Uma intervenção da Câmara nas praias, aplaudida pela população.

Em contrapartida, as máquinas têm vindo a preparar a época balnear e há muito por onde escolher para fazer praia na Ponta do Sol, nomeadamente a Praia do Lugar de Baixo, a Praia da Vila e a Praia dos Anjos.

Rui Marques informa ainda que, desde maio último, a sua equipa anda no terreno a melhorar as condições de acesso balnear. Ainda assim, enfrentou algumas contrariedades do mau tempo que se fez sentir. Neste momento, tudo se prepara para  oferecer uma boa época balnear na terra do sol. Com um pormenor que é preciso realçar e que tem sido bem apreciado pelo público: a colocação de extensos passadiços, numa extensão de 500 a 600 metros, de madeira no calhau para facilitar o acesso público às principais praias deste concelho.