Madeira com treze bolsas para investigação marinha

Mar oceanoNo âmbito do Observatório Oceânico da Madeira, a Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Investigação (ARDITI) abriu concurso para atribuição treze bolsas de investigação em diversas áreas da oceanografia, da biologia marinha e das pescas.

O prazo de candidatura decorre até 15 de abril.

As bolsas a atribuir cobrem uma vasta área de estudos na área da biologia marinha, da oceanografia e dos recursos pesqueiros.

Um dos projetos incidirá sobre a pesca comercial, artesanal e pesca lúdica na Região da Madeira. O estudo, a implementar em parceria com a Direção Regional de Pescas, pretende caraterizar os diferentes tipos de atividade piscatória existentes no arquipélago e qual o impacto sobre determinadas espécies marinhas, a par dos aspetos económicos e sociais.

Existe pouca informação disponível sobre a pesca artesanal praticada nas águas do Arquipélago da Madeira. As embarcações são geralmente de pequena dimensão (<12 m), pelo que a maioria não é abrangida pela obrigatoriedade de preencher diários de bordo. Embora as capturas desta frota e o seu valor económico sejam baixos relativamente a outros segmentos da frota comercial da Madeira, algumas das espécies capturadas têm uma importância considerável e elevado valor económico. Este tipo de embarcações constitui a maior parte da frota pesqueira da Madeira, utilizando uma grande variedade de artes de pesca, principalmente linhas de mão, palangre de fundo e covos, tendo como espécies-alvo uma grande diversidade de espécies, principalmente peixes demersais. Será necessário realizar uma análise das capturas e esforço de pesca, baseada nos dados recolhidos pela DRP, sendo também utilizados inquéritos e diários de bordo para determinar as capturas por unidade de esforço (CPUE).

PESCADORES NO NOVO PORTO 2

O impacto da pesca lúdica sobre espécies particulares pode ser considerável. No entanto, a falta de informação sobre esta atividade não permite conhecer o impacto real de cada modalidade sobre os recursos. Face à recente implementação de legislação regional relativa à pesca lúdica, é de grande importância avaliar as medidas adotadas de modo a aconselhar a administração pública relativamente à sua adequação.

O objetivo deste trabalho consiste na caracterização dos aspetos biológicos, sociais e económicos desta atividade.

As bolsas de investigação procuram atrair investigadores nas seguintes áreas de competência:

* Bolsa de Investigação Cientifica (BIC), destinada a candidatos com o grau de Mestre em Bioquímica, ou área afim;
* Bolsa de Investigação Cientifica, destinada a candidatos com o grau de licenciado em Oceanografia Biológica, ou áreas afins;
* Research Grant (BI) at MSc. Degree level, for Marine Aquaculture Species Diversification and Nutrition;
* Bolsa de Investigação Científica (BIC) destinada a candidatos com Mestrado em Engenharia Informática ou áreas afins;
* Bolsa de investigação para a caracterização da pesca comercial, artesanal e pesca lúdica na Região da Madeira;
* Research Grant (BI) for Biology, Assessment and management of littoral fishery resources;
* Research Grant (BI) at post-doctoral level, with expertise in pelagic satellite and data logger telemetry and analysis;
* Bolsa de Investigação Cientifica (BIC), destinada a candidatos com o grau de Mestre em Meteorologia e Oceanografia Física, ou áreas afins.

O projeto Observatório Oceânico da Madeira visa apoiar e promover a investigação científica e tecnológica e melhorar o desempenho das instituições madeirenses na investigação, desenvolvimento e inovação marinha.