Carnaval já ‘mexe’ com os madeirenses

No Jardim Municipal e arredores, multiplicam-se os mascarados
No Jardim Municipal e arredores, multiplicam-se os mascarados (fotos Rosário Martins)

O Carnaval deste ano já mexe com os madeirenses, sendo assinalado em diferentes localidades e contando com múltiplas iniciativas previstas. No Funchal, a cidade também já se movimenta ao som das melodias carnavalescas, e há muita gente a preparar os fatos para o desfile de amanhã e também de domingo, no chamado Carnaval Trapalhão, ou para outras festas. As costureiras afadigam-se com as múltiplas encomendas dos integrantes das diversas ‘troupes’.

Muitos estabelecimentos de ensino ou de solidariedade social também já começaram as suas festas de Carnaval e, ainda hoje, a baixa do Funchal animou–se, na placa central da Avenida Arriaga, com a presença de múltiplas crianças numa iniciativa de Carnaval infantil movimentada pela Secretaria Regional da Economia, Turismo e Cultura e da Escola  Profissional Cristóvão Colombo.

carnaval2
É também altura de acorrer às tradicionais guloseimas da época…

A SRETC destaca a “animação contagiante” que já saiu às ruas da urbe e que, “em toda a baixa citadina do Funchal, ganha maior expressão, com turistas e residentes a transformarem, esta quadra numa grande festa, onde não faltam as actuações musicais e de animação carnavalesca, os ateliers de pinturas faciais e, naturalmente, os espectáculos de marionetas, magia, malabarismos e as típicas arruadas, num cenário onde ainda é possível provar a gastronomia típica regional, nas tendinhas espalhadas pela Placa Central da Avenida Arriaga”.

Muita animação na  baixa do Funchal
Muita animação na baixa do Funchal

Aquele organismo governamental refere que, apesar de ter chegado mais cedo este ano, comparativamente a 2015, o Carnaval da Madeira é vivido com uma taxa de ocupação que, conforme a actualização levada a cabo hoje, 5 de Fevereiro, pela Direcção Regional do Turismo, cresceu relativamente a anterior (avançada no dia 25 de Janeiro, em conferência de imprensa) situando-se agora acima dos 71%.

Crianças e idosos animaram, hoje a baixa citadina, mas os madeirenses já antecipam o Cortejo Alegórico que amanhã desfilará, a partir das 21 horas, na Avenida Francisco Sá Carneiro, num percurso que passa pela Rotunda Francisco Sá Carneiro, e pela Avenida do Mar e das Comunidades Madeirenses até à Praça da Autonomia. São aproximadamente 1.200 participantes que integram este Cortejo, distribuídos por nove grupos.

As Festas de Carnaval prosseguirão até ao dia 10 de Fevereiro. Na terça-feira de Carnaval, é também esperada grande animação com a saída do já tradicional e irreverente Cortejo Trapalhão às ruas do Funchal.

carnaval3
E viva os sonhos e as malassadas…