JPP defende monitorização do ar nos túneis da Região

jpp móvelO Movimento Juntos Pelo Povo (JPP) esteve esta sexta-feira, 20 de novembro, na Ponto do Sol, a sensibilizar a população para a falta de segurança nos túneis da Madeira, devido ao não funcionamento do sistema de ventilação.

“Viemos cá, inclusivamente a pedido de alguns moradores, alertar para questões de segurança e de saúde, que se prendem com o não funcionamento, recorrente, do sistema de ventilação, nos túneis”, salientou Lina Pereira do JPP, lembrando que “a legislação obriga a cumprir os requisitos mínimos de segurança para os automobilistas e transeuntes, nestes espaços, que como se pode verificar, não estão a ser cumpridos”.

Dando como exemplo os túneis ao longo da Via Expresso, que atravessa a Ribeira Brava até à Calheta, Lina Pereira sublinhou o perigo que a falta de ventilação constitui para a saúde de quem por ali passa: “É uma situação que afeta o trato respiratório e, como se sabe, a Madeira é a região da Europa onde se regista o maior número de morte devido a problemas respiratórios”.

Neste contexto, o JPP denuncia a situação e, na defesa dos interesses da população, exige “a monitorização da qualidade do ar dentro dos túneis e a publicação dos valores de gases e partículas presentes nos túneis, para que as pessoas saibam que estão a ser garantidos os mínimos de segurança”.

Para alcançar este objetivo, “que já deveria de ser assegurado pelo Governo Regional”, o JPP “está a preparar um diploma para dar entrada na Assembleia Legislativa da Madeira”.


Descubra mais sobre Funchal Notícias

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.