Limpar do mar à serra: Funchal associa-se ao “Clean Up the World”

limpar funchalA Câmara Municipal do Funchal associa-se uma vez mais à campanha mundial “Clean Up the World”, inserida no programa ambiental das Nações Unidas. A iniciativa, que tem lugar esta sexta-feira, permitiu recolher em 2014 quase três toneladas de lixo  reciclável.

Os departamentos de Educação e de Ambiente do Município são os promotores da campanha que pretende “Limpar o Funchal do mar à serra”, contando com o esforço de 879 voluntários e, ainda, de uma série de entidades públicas e privadas.

A partir das 09:00 de hoje, a campanha terá vários palcos de ação em todo o concelho, desde ribeiras, escarpas, conjuntos habitacionais camarários, praias e escolas, estendendo-se este ano ao meio aquático, com a remoção de lixo do fundo do mar.

Em 2014, com 843 voluntários, foram recolhidos no Funchal 2.820 kg de lixo, 43% do qual era reciclável.

O “Clean Up the World” mobiliza anualmente cerca de 35 milhões de voluntários de 130 países, sendo uma das maiores campanhas ambientais de base comunitária no mundo.

Locais onde decorrem as limpezas

Praia Formosa, Lazareto, Estrada Comandante Camacho de Freitas, Bairro da Nazaré, Bom Sucesso, Parque de Santa Catarina, Chão da Loba, Bairro de Santo Amaro, Caminho do Pico Funcho, Viveiros, Alegreia.

Áreas circundantes às escolas EB1/PE do Tanque, em Santo António, EB1/PE do Livramento, Infantário do Livramento, Escola Profissional Cristóvão Colombo, Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco, Centro de Formação Profissional da Madeira, Madeira Multilingual School, Estabelecimento Vila Mar, Escola Profissional Dr. Francisco Fernandes, Escola Dr. Eduardo Brazão de Castro, Escola dos Louros, Escola Dr. Horácio Bento de Gouveia e ainda nos seguintes conjuntos habitacionais: Romeiras, Quinta Josefina, Quinta Falcão I, Santo Amaro, Ribeira Grande, Canto do Muro.