A avaria existente no sistema semafórico da intersecção da Rua 31 de Janeiro/Rua 5 de Outubro/Rua do Aljube/Rua Fernão Ornelas, decorrente das trovoadas ocorridas na passada semana, deveu-se a um cabo em curto-circuito, informa a CMF.
A interseção é composta por 15 semáforos (6 de veículo e 9 de peão) alimentados por uma complexa rede de cabos entubados cujo comprimento total é de cerca de 500 metros.
Toda a rede subterrânea foi drasticamente afetada pelo temporal de 20 de Fevereiro de 2010 sem que, então, se tivesse optado pela sua reparação, existindo, deste modo, tubagem e caixas de visita totalmente obstruídas por detritos. A resolução da anomalia passa por desobstruir na totalidade a rede de tubagem e caixas de visita e instalar uma nova rede de cabos.
Não existindo no mercado regional cabos específicos para semáforos, é necessário proceder à aquisição destes a uma das empresas instaladoras de semáforos do Continente, explica a autarquia.
Toda a operação com vista a repor em pleno funcionamento a semaforização será efectuada na sua plenitude por pessoal e técnicos da C.M.F. sem recurso a empresa externa. A Divisão de Mobilidade e Trânsito, com a colaboração da Secção Eléctrica, encontra-se a desenvolver todos os esforços no sentido de este material ser adquirido no mais curto tempo possível.
Estima-se em uma semana o tempo para repor em funcionamento toda a semaforização do cruzamento. Contudo refira-se que este tempo depende única e exclusivamente da logística de fornecimento dos cabos, assevera a Câmara do Funchal.
Os semáforos encontram-se em modo intermitente. Porém, atendendo a que será necessário proceder à retirada de todos os cabos, a intersecção permanecerá após este procedimento sem o recurso à semaforização intermitente, pelo que vigorarão as regras normais do Código de Estrada, até à reposição da nova rede de cabos.
Descubra mais sobre Funchal Notícias
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.







