Esgrima madeirense abre época 2015/16 este sábado

esgrimaA Esgrima madeirense abre a época 15/16 este sábado.
Segundo uma nota emitida pela Associação de Esgrima da Madeira, o Torneio de Abertura acontece na Sala de Armas do Funchal, junto ao campo de futebol da Jaime Moniz, a partir das 10 da manhã.

No torneio de abertura, os esgrimistas madeirenses, dos mais novos aos mais velhos, vão disputar os primeiros assaltos da época.

Os Benjamins e os Infantis ocupam as pistas logo pelas 10:00  e arrancam com os primeiros combates do dia, enquanto que, a partir das 14:00 horas, os juniores e os seniores mostram os primeiros ataques da época.

A Esgrima é um dos desportos que tem vindo a renascer na Região nos últimos anos, fruto do trabalho de divulgação da Associação de Esgrima da Região Autónoma da Madeira (AERAM), quer nas escolas quer através de muitas outras iniciativas pela ilha, ao longo do ano.

Para esta temporada, para além de continuar a atrair mais jovens praticantes, a Associação espera que a Região reforce a capacidade de gerar esgrimistas campeões, como tem vindo a acontecer no ranking a nacional de vários escalões.

O calendário desta época, como já tem vindo a acontecer, vai contemplar provas noutros locais da Região, onde o interesse pela Esgrima tem vindo a aumentar, bem com a sua prática, como são os caso de S. Vicente, Santana e Camacha.

Recorde-se que, na Madeira, onde se pratica hoje em dia exclusivamente o florete, a tradição da Esgrima está plenamente enraizada. De clubes como o Clube Futebol União e Clube Desportivo e Recreativo Santanense saíram grandes campeões e atletas internacionais, tais como Marco Gonçalves (campeão Europeu por equipas), Lídia Sousa, Magda Drumond. Actualmente, o atleta do A.C.D. São Vicente, Álvaro Noite é a referência regional e nacional e esperança olímpica.

Para os interessados em praticar este desporto, a AERAM disponibiliza informação no seu site (http://www.aeram.pt) e também na sua página de facebook (https://www.facebook.com/associacao.esgrimadaram). Para além disso, ao longo da semana é possível experimentar esta actividade na Sala de Armas do Funchal, a partir das 18:30.