Sérgio Marques no Porto Santo trata das obras na Escola de Porto Santo

porto santoNo âmbito da Visita do Secretário Regional do Assuntos Parlamentares e Europeus e do secretário Regional da Educação ao Porto Santo, realizou-se uma reunião com o Conselho executivo da Escola Básica e Secundária Professor Dr. Francisco de Freitas Branco. Na mesma foi dado conta do plano do Governo para aquela infraestrutura fundamental para a Ilha Dourada.

A reabilitação integral dos edifícios que é proposta vai muito para além de uma mera intervenção estética, além de claras vantagens económicas, permite um impacto muito menor em termos de resíduos da construção, com evidentes vantagens ambientais. A forma como está a ser pensada a intervenção permite que a escola mantenha as suas funções letivas durante as obras, com mínimas perturbações ou constrangimentos, situação que não ocorreria se houvesse necessidade de recorrer a demolições e posteriores reconstruções.

 Para além do volume principal, subdividido em três blocos, existe ainda o ginásio que se localiza a poente e que atualmente não é utilizado porque se encontra degradado. Este espaço será recuperado e a sua cobertura em fibrocimento deverá ser substituída após o desmonte da existente com cuidados especiais, pois sob a cobertura em chapa visível pelo exterior, (sem isolamento térmico), existem placas de fibrocimento. A estrutura da cobertura e os restantes elementos estruturais do edifício serão reabilitados e o pavimento reparado.

 A cobertura de todo o edifício escolar, em chapas de fibrocimento será desmontada com cuidados especiais e serão substituídas por chapas isotérmicas, resolvendo também os problemas pontuais de infiltração de água (zona das caleiras e tubos de queda).

 Todos os elementos estruturais serão reabilitados ou substituídos por outros que tenham surgido entretanto, e que se considerem mais adequados para aquela infraestrutura.

 Como apoio ao ginásio e polidesportivo (que será ampliado para as medidas regulamentares), será criado um novo volume edificado com balneários de apoio a esta área desportiva e zonas técnicas de aquecimento de água. Para o aquecimento das águas sanitárias será utilizada a energia solar térmica (painéis solares) e bombas de calor como equipamento de apoio.

Os tanques de rega existentes serão recuperados e reintegrados no espaço exterior sendo aproveitadas a suas coberturas para campo de jogos, permitindo a utilização mais segura dos espaços pelos alunos nos tempos não letivos.

Valor total do Encargo 5.605.9000,00 Euros (incluindo IVA)

 Da parte da tarde foi feita uma visita pelo SRAPE a vias rodoviárias mais sensíveis como é o caso da ER 120  entre a Serra de Fora e a Camacha, que está a ser alvo de uma intervenção pontual e de reparação, orçada em 150 mil euros. Para o futuro está a ser preparada uma empreitada, alocada e dependente da aprovação do orçamento de 2016, com vista a resolver com caracter definitivo uma extensão muito superior de vias, um pouco por toda a Ilha, com um valor orçamentado de 1 milhão 800 mil euros.

 Por Fim o Secretário dos Assuntos Parlamentares e Europeus fez uma visita de cortesia à Conservatória dos registos do Porto Santo onde foram aferidas as necessidades dos trabalhadores e utentes do serviço, nomeadamente no que diz respeito a acessibilidade de deficientes e estruturas de apoio.