Gorch Fock: navio-escola alemão de regresso

gorch foch

Foto: Rui Marote

O navio-escola alemão Gorch Fock, um velho conhecido dos madeirenses, pois que já visitou várias vezes a ilha desde há muitos anos, regressou ontem ao porto do Funchal, onde tantas vezes maravilhou os apreciadores dos grandes veleiros,

O navio chegou ontem à tarde ao Funchal e ficou, então, fundeado frente à Barreirinha. Hoje de manhã, foi possível captar esta bonita imagem do veleiro germânico em contraluz, tendo as Desertas em fundo.

A partida está marcada para o próximo dia 7 de Outubro.

Datado de 1933, o Gorch Fock correspondeu às necessidades de instrução de uma Marinha alemã cada vez mais crescente, na época.

Durante a Segunda Guerra Mundial, os navios da classe Gorch Fock ficaram, essencialmente, nos portos, servindo como centros de instrução. No início de 1944, no entanto, os navios foram incorporados, tendo funções de transporte.

Os navios desta classe foram confiscados depois da Segunda Guerra Mundial e utilizados pelas Marinhas dos Estados Unidos, dos EUA, do Brasil e de Portugal.

O Gorch Fock propriamente dito serviu como navio de instrução para a União Soviética, a partir de 1948. Posteriormente, passou para as mãos da Marinha ucraniana e voltou posteriormente à Alemanha, onde funcionou como navio-museu.