Região prepara-se para as alterações climáticas com Estratégia CLIMA-Madeira

Susana Prada (1)

A Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais não vai fugir das suas responsabilidades na preservação do meio ambiente.
A garantia foi deixada por Susana Prada na apresentação da Estratégia de Adaptação às Alterações Climáticas – CLIMA MADEIRA.

Para a Secretária Regional “as questões climáticas e os efeitos de pressão negativa que todos colocamos sobre o planeta são temáticas da agenda mundial e esse imperativo global exige que se adote uma postura pró-ativa e não reativa, na preservação do ambiente.
Referindo a alguns exemplos de políticas que o governo regional tem em curso ou pretende implementar, a curto prazo, na área do ordenamento do território e gestão dos recursos naturais, validadas pela Estratégia CLIMA-Madeira, Susana Prada salientou a campanha de sensibilização para a poupança da água. Existem projetos para quatro municípios, com vista à setorização das redes de abastecimento e instalação de equipamentos de medição, para determinar os consumos efetivos e localizar as perdas, e à delimitação dos perímetros de captação de água subterrânea, para garantir a qualidade da mesma.

Estão ainda prevista iniciativas que permitirão potenciar a reflorestação, a prevenção da destruição do coberto vegetal e o controlo das espécies invasoras, que levam ao aumento das reservas hídricas, à preservação da paisagem e à segurança das populações.
A Estratégia é resultado do projeto, cofinanciado pelo fundo INTERVIR+, “Estudo detalhado sobre as vulnerabilidades e respostas para as alterações climáticas no Arquipélago da Madeira”, coordenado pela Fundação da Faculdade de Ciências de Lisboa, e pode ser consultado nos documentos que estão anexados.
Para além das equipas de investigadores que conduziram o estudo, salienta-se o grande envolvimento de vários organismos da administração regional, local e associações afetos à transversalidade do tema, que contribuíram ativamente para a definição e priorização das medidas de adaptação propostas.
Constitui-se também como parte integrante do projeto o Observatório de Clima e Cenários Climáticos, que consiste numa estrutura operacional multiutilizadores de recolha, partilha, tratamento e divulgação de informação e o Mapa de Vulnerabilidades, Impactos e Adaptação, dos diferentes sectores analisados, recursos hídricos, saúde humana, turismo, energia, biodiversidade, agricultura e florestas.
As alterações climáticas, que têm vindo a ser identificadas como uma das maiores ameaças ambientais, sociais e económicas que o planeta e a humanidade enfrentam, são um fenómeno com elevado relevo para as Regiões Ultraperiféricas, como a Região Autónoma da Madeira, pois estas apresentam uma particular vulnerabilidade aos seus impactos.
A Estratégia CLIMA-MADEIRA constitui-se, assim, como um aporte ao conhecimento, mas também um documento que suporta a implementação de medidas estruturantes, que limitem os efeitos das alterações climáticas, garantindo uma adaptação eficaz que permita a redução da vulnerabilidade futura de toda a Região.