14 festas religiosas para animar o segundo domingo de setembro

11999084_925049954227034_1269939263323566799_n
Foto DR.

Uma das festas mais conhecidas da Madeira é da Nossa Senhora do Livramento, a ser celebrada na igreja do Caniço no segundo domingo de Setembro.
Apesar de não ser a padroeira do Caniço (os padroeiros do Caniço são o Espírito Santo e Santo Antão), Nossa Senhora do Livramento tem muitos devotos que nesta época do ano ali se deslocam
A festa do Imaculado Coração de Maria, padroeiro da paróquia da Fajã do Penedo, na freguesia da Boaventura, vai realizar-se no próximo domingo.
O arraial será animado com diversos artistas regionais e nacionais, sendo a festa custeada por dois emigrantes na África do Sul naturais daquela localidade.
Nossa Senhora da Natividade é a padroeira da paróquia do Faial.
A festa litúrgica tem lugar a 8 de Setembro, dia em que a Igreja assinala o nascimento de Nossa Senhora.
No Faial a festa é celebrada no domingo a seguir a esta data, este ano no dia 13.
Haverá muita animação nesta festa com actuações de diversos artistas.
A paróquia do Livramento, no Funchal, vai celebrar as suas duas principias festas no próximo fim-de-semana: no sábado em honra de Nossa Senhora do Livramento e no domingo louvando o Santíssimo Sacramento..As novenas de preparação para estas festas estão a ser celebradas com início às 20 horas, sendo seguidas de convívio no bar da igreja.
A celebração da festa de Nossa Senhora do Livramento, a padroeira da paróquia das Achadas da Cruz, será no próximo domingo, 13 de Setembro.
Na capela do Bom Sucesso situada no alto do Lombo da Estrela, na paróquia de São Francisco Xavier, freguesia da Calheta vai decorrer a festa de Nossa Senhora do Bom Sucesso.
A capela do Bom Sucesso foi edificada no ano de 1683 por Lourenço da Costa.É uma capela simples, possuindo uma tela alusiva a Nossa Senhora do Bom Sucesso e uma bonita imagem de Nossa Senhora com o Menino do séc. XVIII.  É uma imagem com muita devoção popular, prova-o as avultadas ofertas em ouro.
A festa é sempre muito participada por pessoas daquela zona e não só e também por muitos emigrantes. O arraial que decorrerá no próximo fim-de-semana naquela localidade terá a presença de diversos artistas.
A paróquia de Gaula  vai celebrar a  festa de Nossa Senhora da Luz, a sua padroeira.
A solenidade do Santíssimo Sacramento vai ter lugar nas igrejas da Ponta de Sol  e de Santa Cecília, uma das paróquias da freguesia de Câmara de Lobos
Na igreja da Nazaré vão realizar-se duas festas: no sábado em louvor de Nossa Senhora da Nazaré e no domingo a festa do Santíssimo Sacramento
Na capela do Mosteiro das Irmãs Clarissas, no sítio do Lombo dos Aguiares, em Santo António,será celebrada a festa do Senhor da Paciência..
Também no próximo domingo vai ser celebrada a festa de Nossa Senhora da Vitória na capela com esta invocação localizada na Ponte dos Socorridos, paróquia da Vitória – Santa Rita, na freguesia de São Martinho.
Em todas estas localidades haverá o tradicional arraial madeirense.