Portefólio: Igrejas, capelas e templos para diversos cultos

SONY DSC
Igreja do Colégio. Fotos Rui Marote

Numa Região e numa cidade predominantemente Católica, são mais frequentes encontrarmos espalhados pela cidade do Funchal templos Católicos.

Mas, cosmopolita como é, a cidade do Funchal tem espaço para outros cultos.

igreja-santa-clara
Igreja de Santa Clara.

A Igreja Inglesa, na Rua do Quebra-Costas ou igreja Anglicana do Funchal é um desses exemplos. De planta quadrada, foi construída em 1822. Este Templo apresenta uma fachada clássica, com 4 colunas, encimada por uma cúpula elegantemente pintada. No seu jardim podemos encontrar um busto de D. Filipa de Lencastre, mulher do Rei de Portugal, D. João I.

capelinha-cruzes
Capelinha das Cruzes.

A igreja luterana, perto do Jardim Municipal, é outro exemplo. A Igreja Evangélica Luterana Alemã tem, aliás, sido palco para celebrações ecuménicas com outras confissões como a Igreja Presbiteriana.

No alto da Pena, há um templo da igreja Americana, na zona do Campo da Barca (início da saída leste da cidade) um templo evangélico, no Calouste Gulbenkian, perto de São João, um templo da Igreja Universal do Reino de Deus.

capela-das-almas
Capelas das Almas, na Travessa das Capuchinhas.

Há também uma confissão religiosa na Rua 5 de Outubro, perto do stand da Opel, em frente aos Jardins de Santa Luzia, e outros espaços de culto na Rua D. Carlos I e Rua Latino Coelho.

sinagoga
A sinagoga, na Rua do Carmo.

Desactivada está a sinagoga existente na Rua do Carmo, a que o Funchal Notícias dedicou, recentemente uma reportagem.

sé_catedralMas o que realmente marca a arquitectura religiosa na cidade do Funchal são os templos da igreja Católica. A começar pela imponente Sé do Funchal.

Construída em 1514, possui um dos mais belos tectos de Portugal feito em madeira da Ilha. A beleza arquitectónica desta catedral está associada às suas linhas hispano-árabes e romano-góticas, do período manuelino, com cadeiral da capela-mor, baseada no estilo flamengo, a porta principal, com linhas góticas e as peças de talha dourada do séc XVII.

ruas tipicas e igrejas 032
Capela de São Paulo.

A igreja do Carmo é outra referência da baixa da cidade. Embora construída em meados do séc. XVIII, sofreu alterações ao longo dos anos. Esta igreja possui algumas belas peças de ourivesaria sacra e imaginária dos séculos XVII e XVIII. É de realçar o trabalho de talha dourada e os azulejos, historiados, do séc. XVIII que revestem as paredes.

ruas tipicas e igrejas 012
Igreja Luterana.

Outra referência é, sem dúvida a Igreja de São João Evangelista, mais conhecida por Igreja do Colégio.

Esta igreja, Jesuíta, estilo maneirista, do século XVII, guarda no seu interior várias pinturas do século XVII e XVIII, com molduras de talha dourada, datadas de 1660 e ‘frescos’ recentemente recuperados.

A Igreja de São Pedro é outra referência. A sua construção, ordenada em 1590 ficou definitivamente concluída em 1743. O seu interior é decorado com azulejos do século XVII e os altares são de talha do final do século XVII.

ruas tipicas e igrejas 007
Capela na Rua da Carreira.

Um pouco mais acima temos a igreja de Santa Clara, datada do século XV. Foi mandada edificar por João Gonçalves Zarco, descobridor da Madeira e primeiro Capitão Donatário do Funchal. Foi aumentada, no final do mesmo século, para ficar integrada no Convento de Santa Clara.

Ainda na zona de Santa Clara, na Travessa das Capuchinhas, existe a Capela das Almas Pobres. Segundo a tradição esta capela foi mandada edificar em 1781, por alguém que, neste local, escapou a um atentado e que agradeceu este facto às almas do Purgatório.

Naquela zona não é negligenciável a capela das Cruzes.

ruas tipicas e igrejas 005
Igreja Inglesa, no Quebra-Costas

A capela de São Paulo situa-se também em São Pedro. Foi a primeira capela de pedra e cal construída na ilha. A sua construção data de 1426, no entanto, em 1871 foi completamente reconstruída e está actualmente a precisar de obras conforme já deu conta o Funchal Notícias.

No parque está a emblemática Capela de Santa Catarina. Foi mandada construir em 1425 por D. Constança Almeida, mulher de João Gonçalves Zarco. Foi o primeiro templo religioso erguido na Madeira.

Nos finais do séc. XVII a capela foi reconstruída, e acrescentou-se o alpendre de traça maneirista. O retábulo de talha da capela-mor, ao gosto neoclássico, foi construído no final do século XVIII, início do século XIX, aquando da reformulação do seu interior.

Igreja_de_São_Tiago_MenorA leste, fica a  Igreja de S. Tiago, também conhecida por Igreja do Socorro. A sua edificação está ligada a um voto feito pela população do Funchal em 1523 devido a um surto de peste.

Na zona velha situa-se a Capela do Corpo Santo. A sua edificação data do século XV e foi construída graças à devoção dos pescadores da Zona.

Ainda na Zona Velha, no cruzamento da Rua de Santa Maria com a Boa Viagem, situa-se a capela da Boa Viagem, a que o Funchal Notícias fez referência recentemente. Trata-se da Capela de Nossa Senhora da Redenção, também conhecida por Capela de Nossa Senhora do Monte das Oliveiras, e, no pórtico, pode-se observar a data de 1683.

fotoigreja nazaré
Igreja da Nazaré.

Por perto, na Rua de Santa Maria, n.º 88, também é possível observar o Passo da Procissão. Trata-se de um grande retábulo alusivo à Paixão de Cristo alusiva à antiga procissão dos Passos do Senhor que no seu percurso se detinha em frente de cada um oratórios.

Foto retirada do site http://en.wikigogo.org/
Igreja de São Martinho. Foto retirada do site http://en.wikigogo.org/

De resto, entre os templos religiosos católicos, não podemos deixar de referir, de oeste para leste, os seguintes: Capela de Nossa Senhora da Vitória (Ribeira dos Socorridos); Igreja de Santa Rita; Igreja de Santo Amaro, Capela e Torre do Capitão; Capela da Ajuda; Igreja de São Martinho, Igreja da Nazaré; Igreja de Santo António; Igreja dos Álamos; Igreja de São Roque; Igreja do Livramento; Igreja do Imaculado Coração; Igreja do Monte; Terreiro da Luta; Capela da Choupana; Igreja do Sagrado Coração de Jesus (Boa Nova); e Igreja de São Gonçalo. 

icon.cidade