Tripulante evacuado do barco “Mestre Sacadura”

 

P_20150814_101654O Subcentro de Busca e Salvamento Marítimo (MRSC Funchal), em articulação com a Capitania do Porto do Funchal, coordenou esta manhã a evacuação de 1 tripulante, que apresentava um quadro clínico de cólica renal incapacitante acompanhada de vómitos e retenção urinária, da embarcação de pesca “Mestre Sacadura”, a navegar a cerca de 12 milhas a sudoeste da Ilha da Madeira.

O alerta foi dado cerca das 08h30. De imediato foram desencadeados os procedimentos visando a necessidade de evacuação médica junto do INEM-CODUMAR (Centro de Orientação de Doentes Urgentes Mar), tendo sido decidido que em face do quadro clínico a evacuação médica podia ser efetuada por via marítima.

De referir que para  proceder ao resgate foi ativada uma embarcação da estação salva-vidas do Funchal, que se dirigiu para a posição da embarcação de pesca, tendo o resgate sido efetuado pelas 10h20. Às 10h50 foi efetuado o desembarque do tripulante no Porto de recreio da Calheta, onde aguardava uma ambulância dos Bombeiros Voluntários ativada pelo Serviço Regional de Proteção Civil, tendo sido transportado para o Centro de Saúde da Calheta. O tripulante de 25 anos é natural dos Açores (São Miguel) e apresentava-se aparentemente estável.