Exposição de Vinhos da Madeira no Teleférico

01
Foto SRAP.

A Secretaria Regional de Agricultura e Pescas, através do Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira, IP – RAM (IVBAM), promove uma exposição alusiva aos Vinhos da Madeira, no Teleférico da Madeira, Estação do Funchal, até 30 de setembro.

Ao longo destas semanas, e antecedendo a Festa do Vinho, estará patente ao público uma exposição sobre o Vinho Madeira e os Vinhos tranquilos da Madeira, que visa dar a conhecer estes vinhos produzidos na Região Demarcada Madeira, que refletem as características e particularidades de uma ilha brindada pela natureza e a dedicação de um povo, que desde há cinco séculos cultiva este precioso néctar.

Para tal, esta Mostra estará dividida em duas alas, sendo uma dedicada ao Vinho Madeira e outra aos Vinhos Tranquilos, DOP “Madeirense” e IGP “Terras Madeirenses”, com fotos de paisagens e exposição de garrafas dos produtores e aromas característicos destes Vinhos.

O Vinho Madeira é um vinho único no Mundo, ancestral e com características muito especiais, resultantes de uma perfeita combinação entre algumas variedades de uvas, o solo onde são cultivadas, o clima e processo de produção. Cores ricas e impressionantes, aromas intensos e complexos, sabores surpreendentes e únicos fazem com que este vinho viva na memória de quem tem a oportunidade de o provar e saborear.

Os vinhos Brancos, Tintos e Rosés da Madeira fazem parte de um projeto relativamente recente na Ilha da  Madeira, mas apesar da sua “juventude” já demonstram um carácter muito particular, onde a frescura e a tropicalidade dos aromas assumem um papel de relevo.

Durante o mês de setembro, esta exposição será ainda complementada com a realização de provas de Vinhos, durante os dias de semana, entre as 11h00 e as 12h30.

Esta é pois mais uma oportunidade para madeirenses e turistas descobrirem e apreciarem os Vinhos da Madeira.