Estágios no CQM relevam a importância da ciência e ajudam estudantes a selecionar percurso académico

UMa

Tiveram início ontem, dia 24 de junho, os estágios de Ocupação Científica de Jovens nas Férias no Centro de Química da Madeira (CQM), atividade promovida a nível nacional pela Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica Ciência Viva.

Nestes estágios, 18 estudantes, do 10o ao 12o ano, vão integrar, durante uma semana, as equipas de investigação do CQM e participar diretamente nos projetos em desenvolvimento neste Centro de Investigação. A deteção precoce do cancro, o estudo e valorização dos produtos naturais da Região, o desenvolvimento de nanomateriais para aplicações biomédicas, como o cancro e a febre do Dengue, são alguns dos assuntos explorados no CQM.

Desmistificar a atividade dos cientistas e mostrar a importância da ciência para a sociedade, bem como ajudar os estudantes a selecionar o seu percurso académico são os objetivos principais destes estágios.

O CQM, unidade de investigação diretamente financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, obteve uma classificação de 22,5, num máximo possível de 25, na recente avaliação levada a cabo por peritos internacionais da European Science Foundation, posicionando-se na linha da frente da investigação em Portugal. Na Universidade da Madeira, o CQM dá ainda o suporte científico ao 1o ciclo em Bioquímica, bem como ao mestrado em Bioquímica Aplicada e ao mestrado em Nanoquímica e Nanomateriais