Quem são os membros do governo regional formado por Albuquerque

Susana Prada sucede Manuel António na Ambiente e Recursos Natrurais.
Susana Prada sucede Manuel António na Ambiente e Recursos Natrurais.

O novo presidente do Governo Regional foi hoje de férias de Páscoa e deu descanso também ao seu staff mais direto. Até a próxima segunda feira, o presidente estará fora. Mas já deixou o governo constituído naquelas que são as chamadas áreas-macro.

O Funchal Notícias apurou que a figura do vice-presidente desaparece desta nova orgânica. Pedro Calado é o homem que terá a seu cargo a Secretaria das Finanças, tendo pois a missão de gerir os dossiers “quentes” do executivo como a renegociação da dívida e o Programa de Ajustamento Económico e Financeiro com Lisboa. Pedro Calado foi o vice-presidente da Câmara Municipal do Funchal, onde teve à sua responsabilidade o pelouro das finanças da autarquia, estando ultimamente a exercer funções na AFA.

Outro nome já falado é o economista Eduardo de Jesus que vai mesmo chefiar a Secretaria regional do Turismo e Cultura. Neste domínio, tem vindo a público informações contraditórias, umas que dão a Francisco Clode a subsecretaria da cultura e a Daniel Borges. Será uma opção de Eduardo Jesus. No entanto, o Funchal Notícias acabou de ser informado de que Carina Bento, diretora do Museu Berardo e deputada nas listas do PSD, é o nome que está melhor posicionado para ocupar este lugar.

jorge carvalho
Jorge Carvalho assume a Educação.

A Secretaria Regional da Educação fica a cargo de Jorge Carvalho, um dirigente social-democrata com experiência nesta área e que chegou a exercer as funções de diretor regional da juventude e do desporto. Neste momento, Jorge Carvalho era professor na Escola Secundária Jaime Moniz e terá à sua responsabilidade subáreas como o desporto. É um regresso, no fundo, a casa.

humberto
Jardim expulsou Humberto Vasconcelos. Mas Albuquerque dá-lhe a Secretaria da Agricultura e Pescas.

Humberto Vasconcelos, ex-presidente da Câmara Municipal de São Vicente, que foi dispensado de São Vicente e expulso do partido por Alberto João Jardim, terá agora a responsabilidade de ser o Secretário Regional da Agricultura e das Pescas.

Rubina Leal, que integrou o executivo autárquico com Miguel Albuquerque, assume a Secretaria Regional dos Assuntos Sociais, congregando as áreas do trabalho, recursos humanos, do emprego e da segurança social. Rubina Leal deixa assim o trabalho que estava ultimamente a exercer no Estabelecimento Prisional do Funchal para integrar o governo.

Manuel Brito é o próximo Secretário Regional da Saúde, tendo a seu cargo a missão de continuar a pacificar o setor e a reestruturar a gestão. É também o regresso a casa de Manuel Brito, porque foi diretor clínico do hospital e exerceu funções na administração hospitalar em Lisboa.

sergio marques
Fernanda Cardoso chegou a ser falada mas Sérgio Marques fica com os Assuntos Europeus.

Susana Prada é uma cara nova que se estreia na política regional, como Secretária regional do Ambiente e Recursos Naturais. É uma jovem com experiência universitária ligada à Universidade da Madeira, que conhece bem o ambiente regional.

Deste elenco governativo, Fernanda Cardoso fica fora dos assuntos europeus. Segundo o Funchal Notícias apurou, Sérgio Marques é o nome apontado para chefiar a Secretaria dos Assuntos Europeus.

Recorde-se que,  Miguel Albuquerque já anunciou que este governo tem uma componente política e parlamentar, o que significa que deverá ir várias vezes ao parlamento para esclarecer as medidas tomadas.

Tranquada Gomes está confirmado como presidente da Assembleia.

Entretanto, foi publicado hoje no Jornal Oficial da RAM mais de duas dezenas de louvores, feitos por Jardim, a  toda a estrutura hospitalar, incluindo Mário Rodrigues, assim como a vários diretores regionais de várias secretarias.