Antiquário madeirense presente na TEFAF Maastricht

welsh

Porcelana chinesa de exportação, lacas japonesas Namban, marfins Yoruba, bronzes do Benim, contadores de madeira revestidos com tartaruga e marfim – estas são apenas algumas das extraordinárias obras de arte em exposição no stand 210 da feira TEFAF Maastricht 2015, de 13 a 23 de Março.

Os antiquários portugueses Jorge Welsh and Luísa Vinhais – internacionalmente reconhecidos e especializados em porcelana chinesa de exportação e obras de arte resultantes do diálogo inter-cultural entre Europa, África, Índia, China e Japão – vão expor na TEFAF um importante conjunto de peças do século XV ao século XVIII.

Criado pelo conhecido arquiteto Tom Postma, o stand dos antiquários portugueses foi desenhado para otimizar a visualização destas peças. Dividido em 3 áreas, este ano o espaço inclui prateleiras do chão até ao teto que expõem 5 monumentais vasos “soldado” decorados com esmalte da palete da família rosa e decorados em imari, 5 enormes aquários de porcelana com decoração da família rosa, dos períodos Kangxi (1662-1722) e Qianlong (1736-1795). Outro destaque da coleção deste ano é um conjunto de quatro figuras de porcelana com cabeça oscilante (nodding-head), também do period Qianlong, decoradas com esmaltes policromos. As figuras de porcelana muito grandes eram feitas em secções sendo extremamente raras. Jorge Welsh e Luísa Vinhais vão expor na TEFAF Maastricht mais de duzentas obras de arte, cada uma criteriosamente selecionada pela sua elevada qualidade, raridade e relevância histórica e cultural.

“Algumas das nossas obras de arte vão ser mostradas pela primeira vez na TEFAF. Já é tradição grandes obras de arte serem expostas pela primeira vez nesta feira extraordinária, líder no mundo em artes e antiguidades. Esta é uma das razões pelas quais grandes colecionadores, aficionados por arte e museus não perdem a oportunidade de visitar a TEFAF, ano após ano. Perder este evento extraordinário é perder uma oportunidade única na vida para ver, ou adquirir, estas obras de arte excepcionais.”, afirma Jorge Welsh, antiquário madeirense.

Cada peça vendida é acompanhada por uma descrição ilustrada, estado de conservação, discussão académica e bibliografia relacionada. Adicionalmente, todos os livros e catálogos publicados pela editora Jorge Welsh Books podem ser consultados e adquiridos no stand. Estas publicações, resultantes de um exaustivo trabalho de pesquisa e estudo pela equipa de investigadores da Jorge Welsh Porcelana Oriental e Obras de Arte, providenciam um conhecimento atualizado numa série de áreas.

A TEFAF Maastricht é considerada a feira de arte líder no mundo, definindo os padrões de excelência no mercado de arte. Apresentando 275 dos antiquários mais prestigiados em todo o mundo, a TEFAF Maastricht é uma montra, em constante evolução, das melhores obras de arte presentes no mercado atual. A TEFAF também é única na forma como garante a autenticidade das peças expostas, pois cada uma delas é exaustivamente avaliada por um comité especial de 175 peritos internacionais em 29 categorias diferentes.

Fundado em 1986, Jorge Welsh Porcelana Oriental e Obras de Arte  (JWPOOA) é um antiquário especializado em Porcelana chinesa de exportação, lacas japonesas Namban e outras obras de arte resultantes dos encontro culturais entre a Europa, África, Índia, China e Japão, do século XV ao século XVIII. Desde 1999, Jorge Welsh e Luísa Vinhais, juntamente com a sua equipa de investigação e autores independentes, publicaram 20 livros e catálogos, fazendo importantes contribuições para as suas áreas de especialidade. A obras de arte da JWPOOA são regularmente emprestadas para exposições em museus e adquiridas por colecionadores de arte e museus em todo o mundo. Com galerias em Londres e em Lisboa, JWPOOA, expõe em eventos como a TEFAF Maastricht, La Biennale des Antiquaires de Paris, Asian Art in London and Masterpiece in London.

welsh2