
O debate sobre a segurança do Android, que é um sistema operativo acessível a qualquer programador, nunca irá ser conclusiva. Porém os especialistas são unânimes: o Android é seguro, os usuários é que não. A segurança do seu smartphone e a manutenção da sua privacidade dependem principalmente si. Por princípio, o Android é um sistema seguro. O seu processamento foi desenhado sobre múltiplas camadas de defesa e é testado diariamente por milhares de programadores. Nos últimos 5 anos, a Google deu já 4 milhões de euros àqueles que a ajudaram a detectar bugs no seu sistema.
Segundo o fabricante de antivírus Kaspersky Lab, a tendência das ameaças é de crescimento exponencialmente, com o Android absorver 99% dos programas maliciosos móveis. Apesar deste número eventualmente alarmante, a concorrente Apple também não pode encher o peito de confiança. 2014 ficou marcado pelo iCloud Leaks e pelo Masque Attack. O primeiro incidente visou diversas celebridades que viram as suas fotografias expostas na web, imagens captadas pelos iPhones, que estariam armazenadas na Cloud da Apple e que foram roubados por hackers. O gigante da maça também ficou em alerta quando há quatro meses viu a US-CERT, uma entidade governamental norte-americana, emitir um alerta a confirmar a existência de um ataque via SMS capaz de roubar senhas, localização, e permitir o controlo da root dos iPhones.
Ainda em relação ao Android, a Kaspersky Lab, divulgou que a Rússia, os EUA e a Ucrânia ocupam as três primeiras posições do top 10 dos países mais atacados, seguindo-se por ordem a Itália, a Bielorrússia, a Coreia do Sul, o Cazaquistão e a China. O mesmo fabricante, em articulação com a Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol), divulgou em Outubro do ano passado que 60% dos ataques realizados nos sistemas Android tinham origem em aplicações financeiras que escondem trojans com vista o roubo de dados bancários dos utilizadores.
O que fazer para tornar o teu smartphone mais seguro?
- Apesar de não ser prático, não guardar as senhas é uma das primeiras dicas de segurança recomendada pelos especialistas, reduzindo assim a possibilidade de roubo de passwords;
- Encripte o seu Android, proteja as pastas mais sensíveis, especialmente as do cartão de memória. Poderá encontrar esta ferramenta nas configurações de segurança do sistema operativo;
- Na hora de escolher uma aplicação, preste atenção à avaliação e aos comentários dos utilizadores que já instalaram e testaram a aplicação, mas não se fie apenas por quem escreve “Gostei, boa app!” procure saber o porquê.
- Preste atenção nas permissões que concede quando instala qualquer aplicativo, abra as abas das permissões e perceba o que quer essa aplicação saber sobre si.
- Não instale aplicações de fontes não confiáveis ou não confirmadas pela Google Play, aplicações que normalmente só estão disponíveis através em sites podem não ser de confiança.
- Instale uma aplicação antivírus e malware. Se não confia nas promessas dos fabricantes de antivírus, por vezes acusados de serem os próprios criadores dos vírus, então recomendamos a escolha de uma app de segurança através dos relatórios do AV-TEST Institute, um organismo independente que realiza testes técnicos com frequência. Veja em: www.av-test.org/en/antivirus/ mobile-devices/
- Utilize a opção de Bluetooth na configuração invisível;
- Nas compras através de aplicações, utilize um cartão de crédito dedicado para compras online, os chamados cartões pré-pagos, ou serviços de pagamento virtual.