CMF cria “Percurso da Biodiversidade” no Parque Ecológico

O Parque Ecológico do Funchal (PECOF) dispõe de um “Percurso da Biodiversidade”. Trata-se de um espaço temático, com uma área de 2300 m², oferecendo aos visitantes a oportunidade de observar e conhecer de perto 50 espécies da flora da ilha da Madeira, segundo adiantou a vereadora do Ambiente, na Câmara Municipal do Funchal, Nádia Coelho.

À margem de uma visita realizada, esta quarta-feira, e que contou com mais de 50 alunos do Externato Apresentação de Maria, a vereadora disse que, “a área serve de palco para diversas actividades de educação ambiental, como jogos temáticos para crianças e visitas guiadas para o público em geral”.

Ao longo do percurso, foram instalados painéis informativos sobre a flora e fauna local, promovendo a sensibilização para a importância da conservação da natureza.

“Este espaço convida os visitantes a um passeio lúdico e pedagógico no Parque Ecológico do Funchal, proporcionando a oportunidade de conhecer e apreciar a riqueza florística e faunística do concelho do Funchal”, salientou a autarca.

Paralelamente a esta iniciativa, a Câmara Municipal do Funchal também assinalou, hoje, o Dia Internacional da Apreciação dos Morcegos, com o objectivo de alertar o público para a importância ecológica dos morcegos, de modo a combater os mitos e crenças negativas que estão muitas vezes associados a estas espécies.

O Parque Ecológico, nos últimos dois anos, desenvolveu um projecto pioneiro no arquipélago da Madeira, visando conservar as três espécies de morcegos existentes através da instalação de caixas abrigo em diferentes habitats. Passados dois anos, refere Nádia Coelho, “verificou-se a ocupação de 5 abrigos. Estes resultados vêm confirmar a possibilidade de utilizar esta metodologia na conservação destas espécies”.

O projecto contou com a colaboração activa de uma turma do 8º ano da Escola Dr. Horácio Bento de Gouveia. Os alunos desenvolveram um trabalho de campo no parque, monitorizando as caixas e realizando acções de sensibilização na escola, adianta-se ainda.