Casa da Madeira promove Semana Cultural em Toronto

Sílvio Mendes
A Casa da Madeira em Toronto, Canadá, vai realizar a sua 37.ª Semana Cultural de 19 a 27 de abril.
O cantor madeirense João Luís Mendonça, que irá interpretar alguns temas originais de sua autoria, e o Grupo Só Rir são os convidados especiais deste evento e atuarão nos dias 26 e 27.
O programa daquela Semana integra ainda os cantores Décio Gonçalves e João Neves, madeirenses radicados há muitos anos no Canadá. Haverá uma sessão dedicada a Max e também atuarão a cantora Aria de Castro e sua banda, o Grupo Os Pestinhas e o Rancho Folclórico da Casa da Madeira.
No dia 25 de abril será inaugurada a biblioteca madeirense «Gilberto Araújo» em homenagem póstuma àquele madeirense que foi um dos grandes dinamizadores da Casa da Madeira em Toronto.
Durante a semana haverá jantares com ementas típicas madeirenses e estará patente a exposição «Roteiro dos municípios madeirenses».
Fundada no ano de 1963 a Casa da Madeira foi sempre importante tanto para os madeirenses como para imigrantes de outras partes de Portugal que se estabeleceram em Toronto. Aquela instituição também possui um terreno na municipalidade de Georgina, com o  nome de Madeira Park, onde realiza muitas festividades durante os meses de verão, atraindo milhares de participantes todos os anos.
A Casa da Madeira promoveu atividades como associação informal durante dois anos, sendo registada oficialmente em 1965 com a designação de Canadian Madeira Club mas, em 1987, adoptou o nome atual de Centro Comunitário Casa da Madeira.
Os fundadores daquela associação incluíam vários pioneiros que chegaram a Halifax a 1950 de maio de 60 como parte do primeiro contingente vindo de Portugal, composto por 13 homens. A Casa da Madeira mantém-se ativa e tem sempre grande afluência de pessoas nas iniciativas que promove, sendo a Semana Cultural a que atinge maior impacto.