A CDU lamenta que no Funchal exista tanta gente sem casa, ao mesmo tempo que existem tantas casas sem gente. Após uma incursão no bairro de Santa Maria, no Funchal, Ricardo Lume lamentou que “numa altura em que existe tanta gente a precisar de casa, em que tanta gente tem dificuldade em garantir o direito à habitaçãom é lamentável constatar que existem tantas habitações públicas deixadas ao abandono onde podiam estar a viver famílias. Infelizmente essas habitações hoje por estarem abandonadas são apenas um perigo para a segurança e para a saúde pública”.
O bairro de Santa Maria foi citado como um exemplo dessa “realidade criminosa”. Trata-se de um conjunto habitacional sob a tutela da Câmara Municipal do Funchal que tem, segundo os moradores desta localidade, cerca de uma dezena de casas fechadas, váriuas das quais há vários anos.
Ricardo Lume disse não ser aceitável que num concelho como o do Funchal, onde existem milhares de famílias com carências habitacionais, o Executivo Camarário do PSD/ CDS, mas também o Governo Regional PSD/CDS “se dê ao desplante de ter habitações públicas fechadas”.
“É comum quando uma família com carências habitacionais se desloca à CMF ou ao IHM a expor o seu drama habitacional, a resposta que recebem é que de momento não existem habitações disponíveis, mas de facto o que existe e o Bairro de Santa Maria é apenas um dos muitos exemplos”, disse Lume.
Com esta política habitacional, sentenciou, “apenas ganham os senhores que especulam com os preços das casas e com os arrendamentos incomportáveis para quem vive do seu salário”.