A empreitada de ‘Reabilitação das estruturas de suporte da plataforma rodoviária da ER 101 – Santa Cruz’, foi adjudicada por 5.697.710,00 € (acresce IVA à taxa legal) e teve início em Setembro de 2021, ficando agora concluída, reza um comunicado governamental.
O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, visita amanhã, pelas 11.30 horas, esta infraestruturada agora reabilitada.
A construção desta infraestrutura remonta a 1986, numa das primeiras fases de ampliação do Aeroporto da Madeira, com vista a garantir os adequados padrões de segurança de operação, diz o GR.
Pela sua localização e exposição aos agentes atmosféricos era imprescindível uma intervenção com vista à reabilitação das suas características geométricas e estruturais. É uma obra de grande relevância, uma vez que se tratou de uma das maiores obras de reabilitação estrutural realizada em Portugal nos últimos anos.
Nesta empreitada foram também efectuados trabalhos de reposição do enrocamento de proteção do talude da orla marítima, reabilitação das passagens hidráulicas existentes a nascente e a poente, na Passagem Pedonal sobre a Ribeira do Moreno e nos contrafortes da estrutura de suporte da ER 101.
Também foram realizadas intervenções nas abóbadas de suporte da ER 101, onde para além da picagem e remoção do betão danificado, decapagem das superfícies saneadas, complementação e reforço das armaduras, foi implementado um sistema de protecção catódica das armaduras, regularização das superfícies e pintura final de proteção das superfícies, termina a nota do Governo.