“Flores de Maio” assinalou o seu 36º aniversário

A Associação Grupo Cultural Flores de Maio (AGCFM) comemorou ontem o seu 36.º aniversário, assinalando a data com a celebração de uma eucaristia, pelas 18 horas, solenizada pelo seu Coro Infantil e outros convidados, na Igreja Paroquial do Porto da Cruz.

Posteriormente, realizaram-se pequenas actuações dos seus grupos artísticos, nomeadamente o Machetinho, o Grupo de Animação e os Borracheiros, no largo exterior, para a comunidade, como um modo de assinalar a data junto daqueles que mais valorizam o projecto, visando a promoção de um encontro entre todos os alunos, professores, associados, amigos e demais simpatizantes com as actividades desta associação.

Ainda integrando as celebrações do aniversário, como forma de encerramento, houve uma sessão oficial, seguida de convívio para professores, alunos e sócios. Esta sessão à porta fechada contou com pequenas actuações do Grupo de Dança Corpus e dos alunos do Atelier Musical Infantil.

A AGCFM é uma associação de cariz artística e cultural centrada no Porto da Cruz e criada, em 1986, com o objectivo de divulgar a cultura popular madeirense. A associação garante actualmente a manutenção de vários grupos – Grupo de Borracheiros, Coro Infantil, Machetinho, Grupo de Animação e Grupo de Dança – que produzem e apresentam espectáculos, com regularidade, em eventos locais e por toda a ilha mediante o convite de entidades públicas e privadas.

A AGCFM preocupa-se, ainda, com a transmissão de novos saberes, oferecendo um conjunto de actividades que podem ser frequentadas pela população em geral. Graças ao trabalho desenvolvido semanalmente por um grupo de docentes especializados em Educação Artística, esta associação conta, em média, com 120 alunos por ano lectivo, inscritos nas modalidades de cordofones madeirenses (braguinha, rajão e viola de arame), viola, bandolim, acordeão, canto e dança.