José Manuel Rodrigues manifesta “júbilo” com nomeação de Tolentino Mendonça

O presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, José Manuel Rodrigues, veio manifestar “profundo júbilo” pela nomeação de D. José Tolentino de Mendonça para o Dicastério para a Cultura e Educação do Vaticano.

“Esta Diocese que já foi a maior do Mundo, volta a ter um dos seus numa Missão relevantíssima para uma Igreja que se procura regenerar, rejuvenescer e ir ao encontro de novas realidades, de outras crenças e de diferentes culturas”, enalteceu Rodrigues.

“Os seus diálogos com o mundo da Cultura e das Artes, em Portugal, abriram novos caminhos à Igreja Católica portuguesa. Estou certo de que a experiência do Cardeal madeirense irá ter reflexos na rede escolar católica do mundo inteiro que vai tutelar, e que representa mais de 70 milhões de alunos. A nomeação de Dom José Tolentino Mendonça é o reconhecimento de uma personalidade ímpar e a expressão real da Cultura do Encontro de que tanto fala o Papa Francisco, o que muito prestigia a Madeira e Portugal”, afirmou,

“Como referi no passado, na atribuição da Medalha de Mérito da Região Autónoma da Madeira ao Cardeal, por este Parlamento, a 23 de Dezembro de 2019, Dom José Tolentino de Mendonça “tem pela frente a árdua tarefa da transpor para toda a Igreja essa abertura e essa modernidade que não pode ser confundida com relativismo ou hedonismo, pois é tão somente voltar às origens de uma Igreja que sabe estar com quem cria e sabe, mas também sabe levantar do chão os que sofrem e os que ficam na ultraperiferia do desenvolvimento”, conclui José Manuel Rodrigues.