IFCN tem agora nova máquina para limpar as serras madeirenses

O Instituto de Florestas e Conservação da Natureza conta agora com mais um equipamento para a limpeza das serras e redução da carga combustível para eventuais incêndios. A governante com as pastas do Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas acompanhou os trabalhos realizados hoje, constatando a mais-valia do equipamento.

Susana Prada considerou que, depois dos incêndios catastróficos que assolaram a Região num passado recente, “a população está hoje mais segura”, pois “o Governo Regional tem investido em mais e melhores meios de prevenção, vigilância e combate aos fogos florestais”.

Nos últimos anos, declarou, temos assistido a “uma diminuição do número de incêndios e diminuição da área ardida, fruto do empenho do executivo na limpeza da carga combustível; na vigilância, que além do efeito dissuasor tem permitido diminuir o tempo da primeira intervenção; e ainda nos meios de combate, nomeadamente no helicóptero”.

A nova máquina do IFCN, orçada em 60 mil euros (apoiados com fundos comunitários) está apta, devido à sua polivalência, a efectuar a manutenção de caminhos florestais.