JPP diz que processo de fusão de escolas está a ser feito “com base na mentira”

O JPP foi hoje ao Lombo de São João, na Ponta do Sol, para denunciar mais uma situação que comprova o “mau planeamento de todo o processo da fusão e de encerramento de escolas por parte da Secretaria Regional da Educação”.

O deputado Paulo Alves recordou que, “tal como aconteceu em Santa Cruz, com a escola Dr. Clemente Tavares, em que o secretário prometeu que não encerraria a escola nem transferiria alunos com o processo de fusão, o que se verifica é que haverá mesmo transferência de alunos da escola do Lombo de São João para a escola do Lombo dos Canhas, na Ponta do Sol, confirmando a segunda mentira do Secretário Regional da Educação”.

Paulo Alves acusou o Secretário de manter uma decisão unilateral, sem respeito pela “opinião dos pais, dos órgãos de gestão da escola e do próprio bem-estar e qualidade de ensino das crianças”.

“Neste caso, estamos a falar de crianças que, algumas delas, terão de sair de casa antes das 8h da manhã e só regressarão depois das 19h! São crianças com idades entre os 6 anos e os 10 anos de idade”, insistiu.

Para Alves, é inadmissível que o processo de fusão das escolas esteja a ser feito com base na mentira, com claro prejuízo para as crianças.

“O Secretário garantiu que a escola do Lombo de São João iria fundir com a escola do Lombo dos Canhas, mas que isso não implicaria a transferência de crianças de uma escola para outra”, mas agora vem dar o “dito por não dito”, lamentou.

Para o JPP esta situação não faz sentido pois “além da mentira do Sr. Secretário Regional, esqueceram-se questões práticas fundamentais como é o caso do transporte que, em muitos casos, obrigará as crianças a ficarem fora de casa mais de 12 horas e, por fim, a própria rentabilização das infraestruturas, transferindo-se crianças para escolas mais degradadas e sobrelotadas e encerrando-se outras com ótimas condições!”