PAN-Madeira critica “comissários políticos” nas Redacções e assessores no Governo Regional

O PAN-Madeira cita hoje o secretário-geral da ONU, António Guterres, o qual disse que “nenhuma democracia está completa sem o acesso a informações transparentes e de confiança”. Ora, o partido diz acompanhar com crescente preocupação a situação da Comunicação Social na Madeira. A existência de uma imprensa livre e independente é de grande importância como intermediária entre o poder político e os cidadãos, aponta.

“Com a certeza de como dizia Albert Camus que “Uma imprensa livre pode, é claro, ser boa ou má, mas certamente sem jornalistas livres, é apenas má”, o PAN releva que “importa informar para decidir, importa questionar para esclarecer”.

“E a ideia com que muitas vezes ficamos é que alguma comunicação social é uma correia de transmissão das mensagens que interessam ao poder”, conclui o partido “Pessoas, Animais, Natureza”.

“Seja fruto da presença nos gabinetes governamentais de tantos ex-jornalistas feitos assessores de imprensa e nas redacções de autênticos comissários políticos, o que congregado com a generosidade (à custa dos nossos impostos) com que o governo de Miguel Albuquerque e aliados, subsidiou e subsidia grande parte dos meios de comunicação privados levam a que a pluralidade e a qualidade da informação não esteja assegurada”, conclui.

“Como bem disse um dia Ban Ki-moon, (ex. Secretário-Geral da ONU) “Uma imprensa livre dá às pessoas acesso à informação que precisam para tomar decisões críticas sobre suas vidas. Mantém líderes responsáveis, expõe a corrupção e promove transparência na tomada de decisões”.