Conferência abordou questões da bioética e protecção de dados

Decorreu ontem na sala de conferências do Hospital Dr. Nélio Mendonça a “I Conferência Internacional de Bioética – Protecção de Dados”, promovida pelo Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira.

No âmbito desta conferência, a coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira, Cândida Carvalho, defendeu que “a privacidade e protecção de dados é uma questão pertinente a se fazer neste momento, dada a era tecnológica em que se vive. Consciente ou inconscientemente somos fornecedores de informação a terceiros, seja ao estado ou a entidades privadas. Os dados de cada cidadão são hoje, considerados um bem valioso, pelo que, todos têm direto à protecção dos dados”.

Referiu ainda que “o consentimento por vezes não é consciente” e que “é necessário o reforço da protecção de dados de quem os trata.”

Na oportunidade, o director regional da Saúde, Herberto Jesus, em representação do secretário regional da Saúde e Protecção Civil, Pedro Ramos, afirmou que “os dados em termos éticos são uma questão específica, pois precisamos dos mesmos para decidir e são importantes para as organizações.”

O director regional da Saúde alertou, para a “importância da ética como um valor fundamental no mundo ocidental”, considerando importante “criar estes valores nas pessoas.”

A presidente do Conselho de Administração do SESARAM, Rafaela Fernandes, explicou que “os dados para a saúde são muito importantes, especialmente por serem muito específicos” e reconheceu que os dados para investigação “apesar de necessários, são outro problema actual”.