Celebrity Edge: uma estreia sábado no porto do Funchal

Rui Marote
Este navio que constitui uma estreia no porto do Funchal, é esperado no próximo sábado, dia 30, vindo de Fort Lauderdale, Florida, com chegada prevista pelas 09horas e com saída às 18 horas para Gibraltar. Foi projectado para surpreender e, e consegue. A sua construção custou aproximadamente 900 milhões de dólares americanos. Foi inaugurado a 21 de Novembro de 2018, e é o primeiro navio da Classe que leva o seu nome. Apresenta um design inovador, com destaque absoluto para aquilo a que chamam “Magic Carpet” (uma plataforma flutuante cor laranja, para fora do navio). Isto torna-o uma referência na tecnologia e na forma de estabelecer uma ligação com o oceano.
Foi bapizado a 04 de Dezembro de 2018, em Port Everglades – Fort Lauderdale / EUA, com a presença de convidados e executivos da companhia. A cerimónia foi presidida pela activista paquistanesa e vencedora mais nova do Prêmio Nobel da Paz, em 2014, então com apenas 17 anos, Malala Yousafzai.
Malala tornou-se a 1ª vencedora do Nobel da Paz a ser madrinha oficial de um navio de cruzeiro.
Com possibilidades para toda a família, opções como diversos restaurantes (temáticos também), grandes áreas de lazer, muito luxo e atendimento personalizado, o Edge traz, nos seus 306 metros de comprimento e ocupação máxima para 3.273 passageiros, muito requinte, inovação e exclusividade, pode ler-se sobre este navio.
Nas varandas não há paredes divisórias entre o quarto e a varanda, somente um vidro (que pode ser abaixado) entre o quarto e o mar, possibilitando uma visão total do oceano. Apertando um botão, a metade superior desse vidro abaixa para que se crie a varanda.
O Rooftop Garden é um jardim repleto de atracções no deck superior do navio; O Eden é um espaço multifuncional com a natureza presente, e ocupa 3 decks na popa do navio.
O Magic Carpet é, provavelmente, o que mais chama a atenção, até pela cor laranja. Trata-se de uma plataforma flutuante e externa ao navio, que pode funcionar como bar e restaurante à beira da piscina (no deck 16) e anexo ao restaurante (no deck 5), ou descer ao nível da água para servir como cais de atracação.
Essa engenharia permite que as pessoas se possam encantar com a vista lá do alto, ou, pelo contrário, rente à água.  Outro destaque é o The Theatre. Com uma tela curva, imagens são projectadas no LED, “trazendo o espectador para dentro do show”. O sistema de som também é de última geração.