Biblioteca Municipal assinala Dia Mundial do Livro neste mês de Abril

Na sequência das actividades que integram o Dia Mundial do Livro e Direitos de Autor, a Biblioteca Municipal do Funchal recebeu hoje, dia 22 de Abril, pelas 10 horas, os alunos da Escola Maria Eugénia de Canavial, que assistiram a uma leitura musical intitulada por ‘Histórias com Banda Sonora’.

Este é um projecto original criado pelos músicos Tozé Cardoso (guitarra e voz) e Judit Vig (piano), que alia a promoção da leitura à música, numa linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de comunicar sensações e sentimentos, refere-se.

As próximas actividades, destinadas a grupos escolares, seniores e restante comunidade decorrrão no dia 27 de abril, às 10 horas, com uma Hora do Conto onde será abordada a história “O Menino Escritor” de Rosário Alçada Araújo e, às 18 horas, com a 6.ª sessão do Clube de Leitura que conta com a presença do Dr. Carlos Barradas. A entrada é gratuita.

Fundada a 8 de Dezembro de 1838, a Biblioteca Municipal do Funchal sempre funcionou nos diversos edifícios dos Paços do Concelho, até que em 1933 foi mudada para um edifício próprio, no Palácio de São Pedro, onde permaneceu até ao ano de 2009, ano em que foi transferida para as atuais instalações no Edifício 2000. No seu rico acerco contém uma valiosíssima coleção de jornais madeirenses, que se estende pelo espaço de 200 anos, assim como um vasto espólio bibliográfico, composto por mais de 200.000 livros, grande parte dos quais referentes à temática insular. No fundo, podemos afirmar que a Biblioteca Municipal do Funchal é a guardiã de grande parte da memória histórica da Madeira.