Associação do Caminho Real da Madeira assinalou aniversário

A Associação do Caminho Real da Madeira organizou ontem, no Curral das Freiras, uma caminhada comemorativa do seu 5º aniversário, cumprido no passado dia 17 de Fevereiro, que contou com cerca de trinta entusiastas desta vertente de pedestrianismo cultural.

O evento iniciou-se pelas 10:00 na Eira do Serrado, com o professor Domingos Rodrigues da UMa, a fazer uma palestra sobre as origens vulcânicas da Madeira e sobre como se formou o vale do Curral das Freiras, desmistificando uma ideia preconcebida de que o mesmo tenha sido uma cratera de um adormecido vulcão.

Apesar das condições climatéricas pouco convidativas a actividades ao ar livre, a chuva e o vento deram tréguas e permitiram ao grupo descer pelo tapete basáltico do Caminho Real 27 até ao Centro do Curral, cujas paisagens deslumbrantes se abrilhantavam com o colorido de um gigantesco arco-íris a decorar os céus.

À passagem pelo centro da povoação, os caminheiros ficaram a conhecer um pouco da história do Curral das Freiras, que antigamente integrava a freguesia de Santo António, e da Igreja Matriz, erigida em 1784 em terrenos cedidos pelas irmãs do Convento de Santa Clara, cuja padroeira é a Nossa Senhora do Livramento.

O final do percurso de 5km fez-se cruzando dois vales afluentes à Ribeira dos Socorridos, em direcção à Fajã Escura onde um almoço comemorativo do aniversário da Associação, com iguarias típicas da localidade, esperava os convivas. O evento não terminou sem antes se cantarem os parabéns e saborear um bolo de castanha caseiro e uma ginjinha tradicional desta freguesia de Câmara de Lobos, a aquecer o ambiente festivo.

A próxima actividade da Associação está prevista para o próximo mês de Março.