Secretários do Ambiente e da Economia visitaram Câmara de Lobos

A secretária regional de Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas, Susana Prada, e o secretário regional de Economia, Rui Barreto, visitaram hoje a limpeza em curso de uma área florestal integrada no Parque Empresarial de Câmara de Lobos, conforme tinha sido anunciado.

O projecto da Madeira Parques Empresariais, em parceria com o Instituto de Florestas e Conservação da Natureza, cujo investimento é suportado pela Região e por fundos comunitários,  através do Programa de Desenvolvimento Rural da Região Autónoma da Madeira (PRODERAM) visa criar uma mancha florestal mais resiliente aos incêndios.

Na ocasião, a governante com a pasta do Ambiente salientou a importância deste investimento do Governo Regional que visa recuperar uma área afectada por incêndios no passado e actualmente ocupada por eucaliptos e acácias, com grande carga combustível, representando um risco para a população limítrofes e a actividade económica que se desenrola neste espaço.

“Esta intervenção em 22ha de área florestal estará limpa e reflorestada em 2023.  Trata-se de um investimento de 121 mil euros suportado pelo PRODERAM”, declarou Susana Prada sublinhando que além da recuperação da biodiversidade indígena e reabilitação paisagística da zona através da reflorestação com 16.170 plantas indígenas e folhosas será beneficiado 1700 metros de caminhos florestais, de forma a facilitar as intervenções de gestão silvícola e o rápido acesso dos meios de combate caso deflagre algum incêndio.

Por sua vez, Rui Barreto referiu esta parceira em prol da segurança da actividade económica e das populações naquele que classificou como sendo um claro exemplo de “harmonia entre a actividade económica e o ambiente”.

O Parque Empresarial de Câmara de Lobos tem neste momento 43 empresas e emprega 210 funcionários. Em 2021 registou um aumento da ocupação de 6%, quando comparado com o ano anterior.