JPP insiste na temática do ferry e da sua importância para a RAM

O partido JPP promoveu ontem uma acção sobre a recorrente temática do Ferry e dos transportes marítimos, e “mostrou, mais uma vez, a importância da existência de um Ferry na Região Autónoma da Madeira, inclusive, como direito fundamental para a garantia da continuidade territorial”, salientou Élvio Sousa, porta-voz da iniciativa.

O Ferry, enquanto meio de transporte para pessoas e carga, “não deixa de ser uma alavanca de desenvolvimento para potenciar negócios, para potenciar mercado”, disse. O líder parlamentar do “Juntos Pelo Povo” questiona “se alguém já calculou o prejuízo para a economia regional para as importações, as exportações, para os passageiros e para toda a atividade económica pelo facto de não termos, actualmente um Ferry”.

Élvio Sousa diz que o Ferry “tem viabilidade com a componente carga, o que é fundamental para introduzir concorrência no preço dos fretes dos transportes de mercadorias contentorizado”.

“Se o Governo Regional da Madeira tivesse interessado num Ferry nós já teríamos uma segunda rampa e um terrapleno de apoio dedicado exclusivamente para esse fim e com melhores condições”, afirmou o deputado.

O JPP considera ser fundamental “garantir, doravante uma plataforma para a discussão de uma “autoestrada marítima”, mais do que um observatório de transporte marítimo, no sentido de “discutir, alavancar e colocar na agenda cívica, na agenda política e partidária, este dossier que é fundamental para as ligações de qualquer região ultraperiférica”.