Ilídio Castro promete reforço no apoio aos mais desfavorecidos em Santo António

Ilídio Castro preside agora aos destinos da freguesia mais populosa do Funchal, e mesmo de toda a ilha da Madeira. O social-democrata que sucede a Rui Santos venceu por uma margem confortável a candidatura da Confiança para Santo António, e atribui essa vitória, numa breve entrevista ao Funchal Notícias, a “um trabalho de equipa feito no terreno e no contacto com as pessoas, sabendo as preocupações, ouvindo as opiniões que nos ajudaram a criar o nosso programa”. Um trabalho, reforça, que se estendeu “ao grupo incansável do Dr. Pedro Calado e do Funchal Sempre à Frente”.

Recompensou: esta candidatura venceu por 49,49% votos, contra 34,64% obtidos por Gonçalo Jardim, candidato da coligação “Confiança”.

“Foi uma dinâmica muito bem conseguida e a população percebeu quem estava mais bem preparado para comandar os destinos da freguesia e do concelho pelo que estou muito agradecido pelo reconhecimento da população de Santo António, na minha equipa e na minha pessoa”, declara.

Para Ilídio Castro, Rui Santos “fez um trabalho notável e logicamente só faz sentido manter o bom trabalho que realizou”. Mas promete que irá “inovar em algumas áreas”.

É um grande desafio fazer frente às necessidades de tanta gente, de tantos agregados familiares e populacionais, alguns dos quais, sabe-se, sofrem de carências significativas?, questionámos. A resposta é baseada na experiência: “Como é do conhecimento público, faço parte do executivo da junta há duas dezenas de anos, o que me dá um grande conhecimento da freguesia. As carências das famílias estão identificadas e da mesma forma que foram resolvidas até ao dia de hoje, irão merecer a nossa especial atenção”, assegura o nosso interlocutor.

O novel presidente admite que o envelhecimento da população da freguesia é uma preocupação, pelo que promete “manter, com a maior frequência possível, reuniões com o Governo Regional para o desenvolvimento de iniciativas que visem um envelhecimento saudável e activo”.

“Algumas destas iniciativas”, esclarece, “estão em curso, sendo que umas são feitas pela junta e outras em parceria, como por exemplo as aulas de ginástica e as de algumas organizações de carácter social e lúdico”.

O dinamismo da freguesia, reconhecemos, é grande mas os bairros mais pobres também existem, perguntou o FN ao entrevistado. Quais são as suas prioridades no apoio à população dos mesmos?, quisemos saber. “Iremos”, diz-nos, “reforçar o apoio social aos mais desfavorecidos, nomeadamente, o apoio aos medicamentos, nos consumíveis (água e luz) e outros bens essenciais, como a alimentação”.

Assumindo que as preocupações com a parte social “são uma grande preocupação nossa, como referi anteriormente”, Ilídio Castro garante que ele e a sua equipa estarão “no terreno” para resolver os problemas mais importantes. “Caso não sejam da nossa alçada, encaminharemos para as instituições de quem de direito”, declara. E acrescenta, numa outra esfera, a da dinâmica económica: “Na nossa relação com o Governo Regional e com a Câmara Municipal, faremos chegar as preocupações dos empresários sediados em Santo António. Para isso, iremos ter um papel activo e presente, para ouvir e conhecer de perto, a realidade deste importante sector da nossa freguesia”.

A concluir esta conversa com o FN, insiste: “Durante toda a campanha, nós, candidatos à junta e os candidatos à Câmara Municipal, percorremos toda a freguesia e contactamos com as pessoas, pelo que estou confiante que encontraremos as melhores soluções para ver a população mais satisfeita e tornar Santo António num lugar onde as famílias vivam com alegria e em harmonia”.

Ilídio Castro e a sua equipa tomam posse a 19 de Outubro, pelas 15h00, no centro Cívico de Santo António.