Mais uma médica no Centro de Saúde dos Canhas

Uma informação da Secretaria Regional da Saúde e Protecção Civil dá conta de que o Centro de Saúde Dr. Tito Noronha – Canhas, concelho da Ponta do Sol, reforçou a sua equipa de saúde com mais uma médica de Medicina Geral e Familiar, Yuliya Kuzmyn, a exercer funções na USF Novo Sol, Pólo Canhas, desde o dia 30 de Agosto de 2021.

O Centro de Saúde dos Canhas passou assim a contar com três médicos de Medicina Geral e Familiar, dois médicos com lista de utentes e um médico a realizar consultas de recurso, para prestação de cuidados de saúde aos 3266 utentes inscritos.

A nova especialista, Yuliya Kuzmyn, apresenta-se muito satisfeita com o seu processo de integração, motivada e fez questão de reforçar: “A equipa  do centro de saúde é fantástica e a população é muito atenciosa.” Os utentes da freguesia dos Canhas recorrem com alguma frequência ao seu centro de saúde. É uma população muito marcada pelo envelhecimento, mas “tenho tido na consulta, também, muitas crianças”, disse, citada pela SRSPC.

Yuliya Kuzmyn tem 31 anos, é filha de um casal natural da Ucrânia, fala fluentemente português, e manifestou elevada satisfação com o seu processo de integração nos Canhas. Confidenciou que muitos dos utentes questionam a origem do seu nome, Yuliya Kuzmyn, e faz questão de explicar que vive em Portugal desde a sua infância e os seus pais são ucranianos. Concluiu a sua formação como especialista em Abril de 2021, e desde então manifestou interesse em fixar-se na Madeira, residência actual da sua família.

A par do reforço da equipa médica será criado, brevemente, mais um espaço para consulta de recurso no Centro de Saúde dos Canhas, disponibilizando à população mais uma resposta assistencial, informa a Secretaria.

O Centro de Saúde dos Canhas, refere ainda a SRSPC, tem sido alvo de melhorias ao nível das instalações, como é exemplo a recém-instalada cobertura junto à entrada principal do centro de saúde, uma obra da responsabilidade do Governo Regional.

O secretário regional de Saúde e Protecção Civil, Pedro Ramos, acompanhado de alguns dirigentes da área da Saúde, estiveram no dia 16 de Setembro no dito Centro para dar as boas-vindas à médica especialista que iniciou, recentemente a sua actividade no SESARAM.