Mafalda Gonçalves quer ver Santa Cruz geminada com outros municípios europeus

A candidata do PS à Câmara Municipal de Santa Cruz, Mafalda Gonçalves, diz acreditar que o desenvolvimento do concelho passa pela cooperação e intercâmbio com municípios de outros países europeus. Por isso propõe uma aposta em geminações com outras cidades congéneres como parte de uma “estratégia de cooperação intermunicipal”.

“O novo começo que preconizamos para Santa Cruz passa também por adoptar uma outra ambição para a cidade, procurar elevá-la e aproximá-la cada vez mais aos padrões de referência europeus”, refere.

As geminações são parcerias permanentes formalizadas entre dois ou mais municípios numa perspetiva transnacional e que promovem a troca de conhecimentos e de experiências, podendo envolver diferentes setores da sociedade civil (associações, organizações não governamentais, entre outras) no âmbito de uma cooperação descentralizada.

“Ao estabelecermos alianças com outros municípios estamos a criar condições para o crescimento das relações internacionais, ao mesmo tempo que fomentamos o intercâmbio de ideias, experiências e soluções, algo imprescindível num contexto de uma Europa mais forte e unida e que ganha ainda mais relevância face à nossa condição ultraperiférica. Acreditamos que estas parcerias podem trazer ganhos de vária ordem para Santa Cruz, inclusive ao nível da promoção externa e turística e captação de oportunidades de investimento”, conclui a candidata socialista.