Paróquias louvam Nossa Senhora a 15 de Agosto

Sílvio Mendes

No dia 15 de agosto a Igreja celebra a festa da Assunção de Nossa Senhora. Na Madeira, antigamente,  essa data era denominada, pelo povo como o “Dia das sete Senhoras” em referência às festas que se realizam nesse dia. Atualmente há festas em dez paróquias da Diocese do Funchal.

As festas que se efetuam a 15 de agosto na Madeira e Porto Santo são:

– Nossa Senhora da Assunção : Sé e capela da Assunção na freguesia de Santa Maria Maior

– Nossa Senhora do Monte: freguesia do Monte (Funchal), na paróquia de Cristo Rei (Ponta do Sol) e na capela dos Lamaceiros (Porto Moniz);

– Nossa Senhora da Graça: paróquias do Estreito da Calheta, Estreito de Câmara de Lobos e na capela de Nossa Senhora da Graça (Porto Santo);

–  Nossa Senhora da Guadalupe: Porto da Cruz;

–  Nossa Senhora da Ajuda: Paróquia da Serra de Água

A Assunção de Nossa Senhora significa, na definição dogmática do Papa Pio XII, que: “A Imaculada Mãe de Deus, a sempre Virgem Maria, terminado o curso da vida terrestre, foi assunta em corpo e alma à glória celestial”. (Constituição Apostólica Munificentissimus Deus, 1950).

Terminada a sua vida, Maria foi totalmente assumida (ou assunta) por Deus. Aquela que desde a sua conceição era “cheia de graça” (Lucas 1, 28), permanece completamente ressuscitada no amor de Deus – na glória – para toda a eternidade.