CDU denuncia atentados à saúde e ao ambiente em Câmara de Lobos

A CDU esteve ao longo da manhã de hoje numa jornada de contactos com a população do sítio do Garachico e da Nogueira em Câmara de Lobos.

Esta iniciativa, refere-se, centrou-se no “atentado contra o ambiente e a saúde pública” provocado pela descarga de esgotos nas zonas altas de Câmara de Lobos.

Marco Fernandes, candidato da CDU à presidência da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, referiu que “a reivindicação pelo acesso à rede pública de saneamento básico nesta zona é antiga e nunca foi atendida pelo executivo autárquico do PSD, aliás é um problema transversal em várias zonas do concelho (…)

“Este problema”, afirma, “é sentido no dia-a-dia da população que, constantemente, tem de conviver com as consequências da falta deste direito básico, os maus-cheiros que resultam destas descargas são absolutamente nauseabundos e têm um impacto muito negativo na saúde todos os que aqui habitam”.

Para os comunistas, trata-se de um “atentado à saúde pública e ao ambiente, não só porque estas descargas acabam por contaminar os lençóis de água e consequentemente a água de rega, mas havendo descargas nas ribeiras, chegarão certamente ao mar. Como podemos perceber é um problema que tem consequências a vários níveis, não só por não dar à população acesso a um direito básico, ser um atentado à saúde da população e ao ambiente, mas, porque também deixa marcas negativas no turismo de natureza, é impossível fazer-se a Levada do Norte, sem que seja notado o intenso cheiro das descargas a céu aberto. É por isso é urgente que se resolva este grave problema no concelho de Câmara de Lobos”, concluiu.