PS lamenta descargas na praia dos Reis Magos

Os socialistas pediram hoje, pela voz de Mafalda Gonçalves, o apuramento da responsabilidade nas descargas na Praia dos Reis Magos, o que já suscitou uma reacção da autarquia local, que os acusa de aproveitamento política.

O PS lamenta a interdição da praia situada no Caniço por causa de uma descarga da estação elevatória. Considera que estes fenómenos recorrentes são preocupantes e demonstram que é fundamental encontrar uma solução para evitar que esta situação se continue a repetir no futuro.

A candidata do PS à presidência da Câmara Municipal de Santa Cruz mostra-se incrédula com o ocorrido e com a explicação dada pela autarquia.

“É necessário que a Câmara Municipal apresente esclarecimentos cabais e apresente uma solução definitiva para evitar que persistam estas descargas. O PS já por várias vezes alertou para a necessidade de resolver os problemas de funcionamento da ETAR dos Reis Magos, que se arrastam há décadas, sem uma solução à vista. A Praia dos Reis Magos é um ex-libris do concelho e não pode ser tratada assim. A qualidade da água, a segurança e a saúde pública dos santacruzenses têm de ser salvaguardadas”, aponta Mafalda Gonçalves.

A candidata e deputada do PS sublinha a importância de tranquilizar a população e os visitantes relativamente à qualidade da Praia dos Reis Magos.

“Estamos preocupados com o funcionamento da ETAR e é fundamental avaliar as suas condições de funcionamento e garantir que os resíduos têm o devido tratamento antes de serem eliminados. Por outro lado, a opção de prolongar o emissário submarino, que antes se localizava junto às escadas de acesso ao mar, não foi a solução ideal, na medida em que continua a estar perto da praia, com facilidade os detritos são arrastados e trazidos para a praia, não resolvendo o problema”, acrescenta Mafalda Gonçalves.

Para Mafalda Gonçalves, a Praia dos Reis Magos tem de ser notícias pelos melhores motivos e não por estar recorrentemente com bandeira vermelha.