Gastroenterologia implementa nova técnica “Sleeve Endoscópico”

O Serviço de Gastroenterologia implementou em conjunto com o Serviço de Cirurgia Bariátrica, uma técnica designada “Sleeve Endoscópico”, tornando o Hospital Dr. Nélio Mendonça, o segundo hospital público em Portugal a disponibilizar este procedimento aos utentes, refere o SESARAM.

A primeira intervenção foi realizada a 4 de Maio, tendo sido repetida e realizada, com sucesso, no dia 9 de Junho, permitindo assim que ao longo do mês de Julho a técnica seja novamente aplicada em três utentes, possibilitando que a partir do mês de Agosto os serviços [de Gastroenterologia e de Cirurgia Bariátrica] do SESARAM sejam autónomos na realização deste procedimento.

Esta técnica é realizada pelo médico do Serviço de Gastroenterologia do SESARAM, Vítor Pereira, com o apoio do médico Miguel Afonso, cirurgião gástrico em Lisboa, das enfermeiras da unidade técnica de Gastroenterologia e com a colaboração da equipa de anestesia, composta pelas médicas Mariana Luís e Madalena Passos.

É uma técnica endoscópica inovadora, que permite acesso ao estômago através da boca, evitando qualquer corte ou cicatriz que será englobada na reunião multidisciplinar de Cirurgia Bariátrica, de modo a oferecer uma melhor solução para o utente que sofra de obesidade, refere-se.

Vítor Pereira afirma que “uma outra pandemia continua a afectar a população mundial com efeitos igualmente devastadores: a obesidade”, pois o impacto negativo na esperança de vida, “pode ser tão devastador, quanto qualquer pandemia infecciosa”.

O EndoSleeve, também conhecido por Sleeve Endoscópico ou Gastroplastia Endoscópica, é um tratamento para a obesidade, que permite uma redução significativa do tamanho do estômago, utilizando um endoscópio flexível, idêntico aos utilizados na execução de endoscopias altas e está acoplado a um sistema de sutura.