O presidente do parlamento regional saudou hoje alunos e professores participantes na Sessão Nacional do Ensino Secundário do Parlamento dos Jovens, realizada por videoconferência, com a Mesa em regime presencial na Sala de Sessões da Assembleia da República.
José Manuel Rodrigues deu as boas-vindas aos alunos e professores, congratulando-se com a participação dos jovens numa iniciativa que considerou “altamente potenciadora e amplificadora da formação cívica e do sentido democrático”.
Em 2021, o tema levado a debate foi “A violência doméstica e no namoro: como garantir o respeito e a igualdade?”, uma discussão que envolveu 132 deputados de 66 escolas eleitas, do continente, das Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores, dos círculos da Europa (Collège de L’Europe – Suíça) e de Fora da Europa (Escola Portuguesa de São Tomé e Príncipe).
Na oportunidade, o Presidente do parlamento madeirense felicitou o professor Agostinho Soares, da Escola Secundária Ângelo Augusto da Silva, que irá aposentar-se em breve, pelos largos anos de dedicação à educação e ao projecto Parlamento Jovem, que acompanhou, sempre, de perto e de forma apaixonada.
Agostinho Soares foi agraciado pela Assembleia Legislativa da Madeira com uma réplica da estátua “Trilogia dos Poderes”, obra da autoria do escultor Amândio de Sousa, que está implantada junto à entrada principal do edifício da Assembleia Legislativa da Madeira, homenagem que teve lugar a 7 de Maio último.
A Sessão Nacional do Ensino Secundário do Parlamento dos Jovens decorreu ao longo de todo o dia desta terça-feira, na Sala de Imprensa da Assembleia Legislativa da Madeira, e não obstante os entraves inerentes ao formato online, contou com o mesmo entusiasmo e a mesma envolvência dos participantes, assegura a ALRAM.
A Abertura Solene do Plenário contou com a participação do Presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, do Presidente da Comissão de Educação, Ciência, Juventude e Desporto, Firmino Marques, de um membro do Governo e da antiga deputada ao Parlamento Europeu Ilda Figueiredo.
A organização teve a coordenação da equipa do Programa Parlamento dos Jovens, na Assembleia da República, em parceria com a Direcção Regional de Juventude, na RAM. Recorde-se que o principal objectivo desta iniciativa é “educar para a cidadania, através do estímulo à participação cívica e política dos jovens”.